one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem

Imagem:

Compartilhar:

Programas de vigilância colocam em perigo liberdade de imprensa nos EUA, aponta estudo

Criado em 28/07/14 09h19 e atualizado em 28/07/14 12h49
Por Agência Lusa

A vigilância a grande escala dos serviços de informações norte-americanos começa a ter um impacto sobre a liberdade de imprensa e a democracia, denuncia hoje num relatório a maior associação dos Estados Unidos de defesa das liberdades.

Confira o especial  "Web Vigiada" do Portal EBC

O estudo, realizado pela poderosa União Norte-Americana das Liberdades Cívicas (ACLU, sigla em inglês) e a organização não governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW), baseia-se em 92 entrevistas a jornalistas, advogados, antigos e atuais responsáveis governamentais.

Cique aqui e leia o estudo em inglês

A conclusão é inequívoca: os programas de vigilância criados por Washington para contrariar atividades e atentados terroristas minaram a liberdade de imprensa, o direito do público à informação e o direito de obter ajuda jurídica.
"O trabalho dos jornalistas e advogados está no centro da nossa democracia", sublinhou o autor do documento, Alex Sinha. "Quando o trabalho deles é afetado, nós também o somos", frisou. O grupo de pessoas entrevistadas inclui 46 jornalistas de vários 'media', entre os quais vários vencedores do prémio Pulitzer.

Eles explicaram que as revelações do ex-analista da Agência norte-americana de Segurança (NSA, sigla em inglês) Edward Snowden sobre a amplitude das operações de vigilância levaram as fontes habituais dos jornalistas a refletir duas vezes antes de falarem com a imprensa. Isto verifica-se mesmo quando em causa estão temas não confidenciais, disseram.

Por outro lado, os jornalistas utilizam cada vez mais técnicas elaboradas para esconder as suas comunicações, descreve o relatório. Alguns são usam telefones pré-pagos ou evitam totalmente a internet.
"Já se realizaram oito processos penais contra fontes (sob a administração de Barack Obama), contra três anteriormente, o que não passou desapercebido aos jornalistas e às fontes", explicou Charlie Savage, repórter do jornal New York Times e laureado com um Pulitzer.

Um grupo de 42 advogados, de direito penal, civil e do sistema judicial militar, descreveu um ambiente cada vez menos favorável à confidencialidade. Alguns advogados disseram usar técnicas semelhantes às dos jornalistas para evitar serem vigiados na internet.

"Fico furioso com a ideia de ter de me comportar como um traficante de droga para proteger a confidencialidade dos meus clientes", queixou-se um advogado ouvido pela ACLU.

"Os Estados Unidos definem-se como um modelo de liberdade e democracia, mas os seus programas de vigilância ameaçam os valores que pretendem representar", disse Alex Sinha.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário