one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estação Antártica Comandante Ferraz

Imagem:

Compartilhar:

Segunda licitação para reconstrução da Estação Antártica será internacional

Criado em 21/07/14 18h25 e atualizado em 21/07/14 18h39
Por Mariana Tokarnia Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar lançará na quarta-feira (23) a segunda licitação para escolher a empresa ou o consórcio responsável por reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio na madrugada de 25 de fevereiro de 2012. Desta vez, o processo licitatório será aberto também para candidaturas internacionais. A expectativa é que a reconstrução comece no verão antártico (que vai de outubro de 2014 a março de 2015), termine em março de 2016 e custe até US$ 110,5 milhões.

Leia mais notícias no Portal EBC

Entre as empresas que mostraram interesse em participar estão a coreana Hyundai e a alemã Kaefer, segundo o secretário da comissão, contra-almirante Marcos Silva Rodrigues. Ele diz que há o interesse também de empresas chinesa, inglesa, consórcio espanhol, chileno e de Mônaco, além de algumas empresas nacionais.

As empresas terão que apresentar qualificação técnica – engenheiros civis, mecânicos, engenheiro eletricista, entre outros –, e capacidade financeira. Vencerá a oferta mais barata. Caberá à vencedora arcar com toda a logística. A partir de sábado (26), as empresas terão 45 dias para apresentar as propostas e assinar o contrato de construção da estação. No dia 10 de setembro, será feita a abertura dos envelopes de candidatura.

"Existem empresas nacionais e internacionais bastante interessadas. A maioria das internacionais tem expertise. Mas isso não desqualifica [as brasileiras], nós não tínhamos expertise em desmonte e fizemos um belíssimo trabalho [desmontando a estação atingida pelo incêndio]", disse Rodrigues.

Na Estação Antártica Comandante Ferraz, pesquisadores desenvolviam pesquisas e estudavam os fenômenos naturais da região, entre outras atividades. A estação foi instalada em 1984, na Península Keller, Baía do Almirantado, Ilha Rei George, e tinha capacidade para 64 pessoas. Após o incêndio, foi construído o Módulo Antártica Emergencial e as atividades foram mantidas.

No final do ano passado, a Marinha selecionou, por meio de edital, o projeto arquitetônico para a nova estação, que será construída no mesmo local da antiga, em respeito a normas ambientais. Em janeiro de 2014, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar lançou a primeira licitação para selecionar a empresa responsável pela reconstrução. O processo era destinado apenas para empresas nacionais. Nenhuma se candidatou. O valor máximo era R$ 147,70 milhões.

Na segunda tentativa, aumentou-se o valor da proposta, que passou a ser em dólares. A abertura de espaço para a candidatura internacional atender à reivindicação de empresas. Rodrigues explicou que a nova estação deverá ser mais confortável, além de ter mudanças na estutura – serão 14 laboratórios na estação e quatro fora. Antes eram oito no total. "Ouvimos excessivamente todos os pesquisadores, instituições e intitutos de pesquisa que atuam na Artártica para atender a toda a comunidade científica. Também procuramos fazer uma estação dentro da cultura brasileira, com áreas de convívio e outras características."

O edital da licitação será publicado na quarta-feira no Diário Oficial da União e no site da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Editora: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário