one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sonda Rosetta

Imagem:

Compartilhar:

Após viagem de dez anos, sonda espacial Rosetta entra na órbita de cometa

Criado em 06/08/14 18h12 e atualizado em 08/04/15 17h05
Por Da Agência Lusa Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A sonda espacial europeia Rosetta chegou nesta quarta-feira (6) ao ponto de encontro com o cometa Tchourioumov-Guérassimenko, que irá seguir sua viagem até ao sol, anunciou a Agência Espacial Europeia (AEE).

"Ela chegou ao cometa", afirmou Sylvain Lodiot, responsável pelas operações de voo da Rosetta na AEE, desde o centro de controle de Darmstadt, no centro da Alemanha. Este é o primeiro dispositivo espacial a conseguir orbitar um cometa.

A sonda espacial percorreu seis bilhões de quilômetros pelo espaço, numa viagem que durou dez anos, antes de alcançar o cometa, que se encontra atualmente a 400 milhões de quilômetros da Terra. Constituído de gelo, rocha e pó, o cometa poderá lançar uma nova luz sobre como os planetas se formam.

Leia mais notícias de Tecnologia no Portal EBC

Em novembro, uma pequena sonda robô, denominada Philae, vai ser lançada da Rosetta em direção ao Tchourioumov-Guérassimenko, na primeira vez que um dispositivo de origem humana aterrissa num cometa.

O diretor-geral da AEE, Jean-Jacques Dordain comemorou o feito, fruto de 20 anos de trabalho, desde a construção, lançamento da sonda de três toneladas e chegada ao seu destino. “A Rosetta é uma missão única pelo seu objetivo científico”, afirmou Dordain, adicionando que “conhecer as nossas origens é a melhor maneira de conhecer o nosso futuro”.

Lançada em março de 2004, a sonda teve que orbitar a Terra e Marte por quatro ocasiões, usando a força gravitacional dos planetas para se impulsionar de encontro ao cometa. A sonda entrou num período de hibernação de 31 meses assim que a luz solar se tornou fraca para os painéis solares que lhe fornecem energia.

A hibernação acabou em janeiro deste ano, quando a sonda iniciou uma série de manobras complicadas para acompanhar o cometa. A última manobra foi um pequeno disparo de aceleradores que durou seis minutos e 26 segundos e aconteceu hoje.”Estes disparos vão iniciar uma série de trajetos triangulares ao longo do cometa”, informou a EAA.

Estes trajetos triangulares irão posicionar a sonda a cerca de 100 quilômetros de distância do cometa, afirmou Lodiot.

Astrofísicos afirmam que os cometas são formados por gelo e pó antigo que restou da construção inicial do sistema solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Estes objetos estelares são o material mais antigo e menos explorado da vizinhança espacial da Terra.

Os cientistas esperam que conhecer a composição química e física  dos cometas dê novas pistas sobre como os planetas se formaram após o Sol ter começado a brilhar.

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário