one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pico da chuva de meteoros Perseidas poderá ser visto entre os dias 11, 12 e 13 de agosto

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como acompanhar pela internet a chuva de meteoros Perseidas

Criado em 12/08/14 15h58 e atualizado em 12/08/14 17h34
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Nesta terça-feira (12), a Agência Espacial Norte Americana – Nasa irá transmitir pela internet a chuva de meteoros Perseidas. As imagens serão captadas a partir do Marshall Space Flight Center, às 22h30 (horário de Brasília).

O evento on-line ainda contará com a presença de três especialistas sobre meteoros (os pesquisadores Bill Cooke, Rhiannon Blaauw e Danielle Moser) que responderão as perguntas dos internautas sobre as Perseidas via chat, a partir da meia-noite (horário de Brasília).

Veja também no Portal EBC:

Superlua e chuva de meteoros iluminam o céu esta semana

O fenômeno acontece anualmente, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em sua trajetória ao redor do sol, passa pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.  Esses detritos – pedaços de gelo e poeira com mais de 1.000 anos de idade – se queimam ao adentrar a atmosfera da Terra, criando uma das mais visíveis chuvas de meteoros do ano.

O pico da chuva de meteoros Perseidas, embora possa ser vista a olho nu praticamente em todo o mundo, será melhor visualizada no hemisfério norte, entre os dias 11, 12 e 13 de agosto, quando até 80 meteoros por hora podem ser observados cortando o céu, incluindo bólidos (bolas de fogo) que poderão ser observados mesmo com a lua cheia.

Veja abaixo como será a visualização das Perseidas em sua região:

Áreas marcadas com melhor visibilidade: 30-40 meteoros por hora; áreas marcadas com baixa visibilidade (vísivel, com alguma dificuldade): até 10 meteoros por hora;  áreas marcadas com muito baixa visibilidade (visível, com muita dificuldade): até 5 meteoros por hora. Informações se referem ao horário de pico, entre as 3h e as 4h da manhã 

De acordo com a Nasa, o melhor horário para observar o fenômeno é antes do amanhecer, após as 3h da manhã, quando a constelação de Perseu estará despontando no céu, a nordeste.

Para melhor visualizar o fenômeno, a agência recomenda que o observador se assegure das condições de tempo de sua localidade (o céu claro, sem nuvens seria o ideal) e procure locais afastados das luzes da cidade.

* Com informações da Agência Espacial Norte Americana – Nasa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário