one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mensagem compartilhada anonimamente na rede social Secret

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como denunciar conteúdos impróprios postados no Secret

Criado em 08/08/14 17h35 e atualizado em 08/08/14 21h11
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Mensagem compartilhada no Secret
(Foto: Secret/Reprodução)

“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Este é um dos direitos fundamentais de qualquer cidadão brasileiro, assegurado pela Constituição no inciso IV do artigo 5º. E este veto ao anonimato levanta uma série de questões em torno do aplicativo Secret, que estimula o compartilhamento de mensagens anônimas entre os usuários.

“Apesar do anonimato vedado pela Constituição, ele tem função social e é um direito em várias outras situações. É o caso do sigilo da fonte e do sigilo profissional, por exemplo. Sem falar nos casos que o anonimato é a única maneira de fazer uma denúncia. Não dá para considerar que tudo que é feito de forma anônima traz um dano”, explica o advogado Vinícius Tini Garcia, especialista em Direito Digital, que atua na Tini Garcia e Souza Advogados.

Leia também:

App Secret: conheça o aplicativo que permite compartilhar mensagens anonimamente

Anonimato no app Secret é mito, afirma especialista em segurança digital

Acesse os termos de uso do aplicativo Secret

Leia a política de privacidade do Secret

Tini Garcia entende que postar algum conteúdo anonimamente em uma comunidade fechada faz com que o conteúdo fique restrito ao aplicativo – e desta forma, sujeito aos termos de uso estabelecido pela empresa. “Se a pessoa expande isso para outras redes sociais, isso deixa de ser anônimo. Ela publicará em um perfil público e postará em nome dela. Mesmo que ela tenha postado um conteúdo que não é dela, ela assume responsabilidade por aquilo e responderá por possíveis danos que a disponibilização deste conteúdo pode causar”.

Dentro da rede social, o usuário pode reportar abusos e mensagens que vão contra os termos de uso marcando o segredo com “flag” e justificando os motivos. Pessoas que compartilharem conteúdo incitando crime, violência, ódio, uso de drogas, bullying, que seja difamatório, informações privadas e íntimas, pornografia, automutilação e nudez podem ser banidas do Secret. Recomenda-se, ainda, que o denunciante envie um e-mail para legal@secret.ly reforçando o pedido.

“Não acho que seja uma postura razoável banir o aplicativo. Mas os desenvolvedores precisam responder aos reportes de abuso sem avaliar o conteúdo. Se alguém se disse incomodado, que eles retirem imediatamente sem discutir liberdade de expressão. Porque, aqui no Brasil, essas liberdades estão condicionadas à identificação do autor”, afirma o advogado.

Com escritório nos Estados Unidos, a lógica legal do Secret ainda é bastante norte-americanizada: “Nos Estados Unidos, a liberdade de expressão é levada à última instância. Se ele quer operar no Brasil, o aplicativo precisa observar a nossa realidade jurídica”, pondera o especialista. “Eles não podem colocar a liberdade de expressão anônima em grau maior do que uma pessoa que está se identificando como incomodado”.

Buscar uma condenação para o autor de algum texto ou foto imprópria que foi publicada na rede é uma tarefa complicada. A empresa diz, em sua política de privacidade, que pode fornecer dados pessoais quando intimada judicialmente e que notificará o dono das informações em tempo hábil para se defender. “Nos Estados Unidos, você pode se defender contra a acusação alegando que ela viola o direito da Primeira Emenda de falar anonimamente”, sugere o texto. Além disso, a empresa não possui representação jurídica no Brasil.

“Se o reporte for feito e tirado de forma rápida, o dano será minimizado. Você pode buscar responsabilização por parte do aplicativo, mas ele sempre vai se valer da política que ele não é responsável pela postagem”, alerta Vinícius Tini Garcia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário