one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Explosão solar tempestade solar

Imagem:

Compartilhar:

Após duas explosões solares, tempestade solar deve gerar interferências na Terra

Criado em 12/09/14 13h44 e atualizado em 12/09/14 14h14
Por Portal EBC*

Explosão solar tempestade solar
Os cientistas calculam que ela começa chegar ao planeta ainda nesta sexta-feira (12) (Divulgação / Nasa)

Meterologistas internacionais e a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, informaram que uma tempestade solar deve atingir o planeta Terra nos próximos dias. Os cientistas calculam que ela começa a chegar ao planeta ainda nesta sexta-feira (12).

A tempestade pode gerar alterações no campo magnético do planeta. Essa interferência pode provocar alterações momentâneas em satélites, nas transmissões de rádio e até mesmo no sistema energético, mas não causará danos estruturais.

Leia outras notícias no canal Tecnologia

Explosão solar dupla

Chamada de ejeção de massa coronal, a tempestade solar é gerada por explosões internas da estrela. Contudo, recentemente houve uma explosão dupla no Sol, fazendo com que os seus possíveis efeitos na Terra gerem preocupações entre os especialistas.

O Solar Dynamics Observatory, órgão da NASA, detectou duas explosões de classe X na última terça e quarta (A classe X é o índice mais forte na escala). Devido ao fenômeno raro, o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) também soltou alerta sobre os problemas temporários que a tempestade pode causar.

Aurora boreal - Apesar de interferências no sistema de navegação por GPS e em outros serviços de navegação, as tempestades solares intensificam as cores e a visibilidade da aurora boreal, considerada um dos grandes espetáculos da natureza. 

Leia também:

Tecnologias do cinema têm aplicações científicas

*com informações da Nasa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário