one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Buraco negro é descoberto

Imagem:

Compartilhar:

Buraco negro gigante é encontrado em galáxia anã

Criado em 18/09/14 18h34 e atualizado em 18/09/14 18h45
Por Portal EBC

Os astrônomos encontraram evidências de um buraco negro gigante em uma galáxia anã, informou a Agência Espacial Europeia. A descoberta sugere que os buracos negros supermassivos podem ser duas vezes mais numerosos do que a estimativa anterior.

Leia mais notícias no Portal EBC

Ferramenta une democracia e tecnologia

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A equipe ficou intrigada com a galáxia anã ultra-compactada M60-UCD1, a 54 milhões de anos-luz da Terra,  já que haveriam emissões de raios-X, o que indicou haver um buraco negro. Imagens registradas com o telescópio espacial Hubble mostrou que a galáxia abrigou uma grande concentração de massa no centro, mas a equipe não tinha idéia de quão pesado o buraco negro  poderia ser. "Esta é uma confirmação muito forte de que pequenas galáxias podem ter grandes buracos negros", disse  o astrônomo Karl Gebhardt, da Universidade do Texas. "Esta é uma nova classe de galáxias - e isso é muito emocionante."

Buracos negros supermassivos têm, em geral, cerca de 0,5% da massa das estrelas que estão concentradas no centro de suas galáxias. O M60-UCD1 é formado por cerca de 18% da massa de estrelas da galáxia.  "Nós ainda não entendemos como os buracos negros supermassivos se formam", observou o astrônomo Anil Seth, da Universidade de Utah, em Salt Lake City .

*Com informações da Agência Espacial Europeia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário