one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Embrapa vai apresentar a conselho internacional pesquisas sobre biofortificação

Criado em 02/09/14 19h28 e atualizado em 02/09/14 19h30
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai apresentar ao conselho do Center for Integrated Modeling of Sustainable Agriculture & Nutrition Security' (Cimsans) pesquisas que a Embrapa Agroindústria de Alimentos vem fazendo no  Brasil, na Guatemala, na Nicarágua e está começando no Haiti, na área de biofortificação (desenvolvimento de alimentos mais nutritivos do que os convencionais).

Plantação de Feijão, Unai- MG

A Embrapa conseguiu aumentar o teor de ferro e de zinco do arroz, do feijão e do feijão caupi, e de betacaroteno na batata doce e na mandiocaValter Campanato/Agência Brasil

Os trabalhos serão apresentados pela pesquisadora da Embrapa, Marília Nutti, primeira latino-americana a integrar o conselho do Cimsans, que tem quatro representantes dos Estados Unidos, um da Austrália e um da Índia. O Cimsans foi lançado em 2012 pela fundação de pesquisa International Life Sciences Institute (Ilsi), organização mundial criada em 1984 e sediada em Washington (EUA) que congrega universidades, empresas e governos para discutir, em conjunto, uma ciência comprometida com a saúde humana e a preservação do meio ambiente.

Marília disse hoje (2) à Agência Brasil, que há dois anos apresentou na reunião anual do Ilsi os progressos que o Brasil vinha fazendo em biofortificação. “Aí, eles começaram a discutir esse tema de agricultura sustentável e segurança nutricional, que é o tema desse conselho”.

A pesquisadora da unidade da Embrapa sediada no Rio de Janeiro destacou que segurança nutricional não é só disponibilidade de alimento, “mas de alimento nutritivo. Isso é que diferencia a segurança alimentar da segurança nutricional”.

O convite prevê a participação da pesquisadora brasileira em uma reunião presencial do conselho e duas  por videoconferência por ano. O primeiro encontro ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, em Washington, quando o conselho deverá  estabelecer diretrizes para  o trabalho de segurança nutricional. “Um planejamento, por exemplo, de temas e de programas que podem ser estudados e o que, a médio e longo prazo, poderiam ser sugeridos para os países”.

Segundo Marília, o convite que recebeu garante para o Brasil uma participação mais efetiva, principalmente  na colaboração Sul/Sul, onde terá oportunidade de passar a experiência  na área da biofortificação de alimentos,  onde  incentiva a diversificação da dieta nutricional a partir da produção local.

Na reunião de outubro, Marília pretende apresentar o trabalho que a Embrapa faz no  Brasil, na Guatemala, na Nicarágua e está começando no Haiti, na área de biofortificação. Depois de dez anos, a empresa conseguiu aumentar o teor de ferro e de zinco do arroz, do feijão e do feijão caupi, e de betacaroteno na batata doce e na mandioca. “Mas ainda há dificuldades a serem superadas”, disse.

Um primeiro ponto que Marília quer levar ao conselho é como fazer a combinação de  alimentos nutritivos, garantindo que eles cheguem a todo mundo. Isso pode ser conseguido, por exemplo, pela melhoria do conteúdo de alimentos básicos ou explorando outros tipos de horta e de plantio.

O aprimoramento das pesquisas  no campo da agricultura sustentável e da segurança alimentar poderá  fomentar  novas parcerias públicas e privadas para garantir continuidade aos programas de biofortificação alimentar.

Na avaliação de Marília, é importante para o país participar do conselho do Cimsans porque o Brasil já é reconhecido pela sua experiência agrícola, por meio do trabalho que vem sendo efetuado pela Embrapa. “O fato de a gente também estar sendo reconhecido em áreas que ligam nutrição à agricultura é um passo para ver que a gente está se preocupando com a qualidade da ingestão”.

Marília Nutti integra o painel de especialistas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), além da força tarefa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)  que busca avaliar a segurança de novos alimentos e rações. Atualmente, lidera a Rede BioFORT, coordenada pela  Embrapa, que engloba todos os projetos de biofortificação no Brasil.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário