one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisador norte-americano Martin Chalfie

Imagem:

Compartilhar:

Nobel de Química defende ciência básica na UnB e prega persistência em pesquisas

Criado em 25/09/14 21h18 e atualizado em 25/09/14 21h52
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Prêmio Nobel de Química, pesquisador norte-americano Martin Chalfie, defende a ciência básica como caminho para grandes descobertas, e critica a pressão por quantidade de publicações acadêmicas, em detrimento da qualidade do que é divulgado. Chalfie, que é professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, recebeu hoje (25) o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasília e deu palestra para estudantes, professores e admiradores. A eles, o Nobel deu um recado: que não desistam das pesquisas e sejam persistentes.

 

Chalfie defende que a chamada ciência básica - que se faz para aquisição de novos conhecimentos, que parte de uma inquietação - não deve ser deixada de lado por uma valorização apenas da ciência aplicada, voltada para um problema específico, em uma definição simples. Para que ela seja mantida, o pesquisador defende que o estado contribua com o desenvolvimento dos projetos.

Confira no Portal EBC:

Inscrição para pessoas privadas de liberdade para o Enem começa terça

Quase 900 escolas públicas das capitais e do DF tiveram queda no Ideb

"O apoio do governo à ciência é muito importante. Usualmente, as empresas fazem pesquisa, mas é para objetivos específicos: querem desenvolver um remédio ou industrializar algo", diz. "Nos Estados Unidos, o principal mantenedor da ciência é o governo nacional. As empresas dão muito, mas não chega ao que é investido pelo governo".

O Nobel de Química também critica a pressão por quantidade de publicações. No seu entender, "é importante o conteúdo, o teor; não a quantidade. Sobre a pressão por publicar, acredito que as pessoas precisam publicar os resultados. É importante disseminar, as pessoas precisam dos resultados para pensar. Mas [os pesquisadores] poderiam concluir os trabalhos e não focar [na pressa em publicá-los]".

Chalfie se dirigiu aos pesquisadores presentes e os incentivou a insistirem nas pesquisas, mesmo que os resultados não sejam os esperados. "Se você fizer um experimento e confirmar a sua hipótese, faz uma medição. Se fizer um experimento e refutar sua hipótese, você faz uma descoberta. Descoberta é aquilo que fomenta o avanço da ciência. Para fazê-la é preciso ser teimoso, insistir", enfatizou.

"Geralmente gostamos de fazer relatos científicos que não tomem muito tempo, e não falamos dos problemas ocorridos, apenas do lado bom", acrescenta e brinca que as descobertas em químicas são feitas jogando-se o material no chão, jogando-o fora.

Ele conta a história do também Nobel de Química Osamu Shimomura. Foi jogando o material no qual trabalhou durante todo um dia - com exaustão, sem conseguir um resultato - na pia, que ele conseguiu combiná-lo quase acidentalmente a outra substância, o que deu o impulso inicial para os trabalhos com a chamada Proteína Verde Fluroescente, que renderam a Shimomura e a Chalfie o Prêmio Nobel.

Chalfie também destaca a importância do trabalho em equipe, e relata que foi quando publicou o trabalho e, antes disso, quando o ofereceu a outros pesquisadores, que outras aplicações surgiram, ampliando o escopo da descoberta.

O Nobel foi premiado em 2008 pela descoberta da Proteína Verde Fluorescente como marcador biológico. É possível injetá-la em organismos vivos, como microrganismos, minhocas, e fazer estudos que antes só eram possíveis com os organismos mortos. A utilização do marcador foi expandida em cerca de 160 trabalhos publicados após a descoberta.

Perguntado o que ainda falta ser desenvolvido na química, ele responde: "Esta é uma pergunta difícil [de responder]. Se eu soubesse, estaria ganhando meu próximo Prêmio Nobel".

A iniciativa de trazer o pesquisador foi do Decanato de Pesquisa e Graduação da Universidade, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca e o Nobel Media, empresa responsável por levar premiados pelo Nobel a universidades e centros de pesquisa.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário