one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Você Fiscal

Imagem:

Compartilhar:

App "Você Fiscal" convida cidadão a fiscalizar a apuração das eleições

Criado em 03/10/14 14h25 e atualizado em 05/01/15 09h36
Por Portal EBC

Você Fiscal
Você Fiscal (Divulgação)

As urnas eletrônicas já fazem parte da rotina de eleitores e mesários. Logo após o término do período de votação, às 17h, os mesários são obrigados a imprimir boletins de urna (BUs) com a quantidade de votos por candidato e colar, ao menos um deles, em local público e visível na seção eleitoral. A  partir desses dados, o projeto "Você Fiscal" pretende envolver os eleitores no processo de fiscalização da apuração final dos votos.

A impressão de boletins de urna é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da resolução 23399 de 2014. A relação exibe a quantidade de votos por candidato, mas não identifica em quem cada eleitor votou.

O" Você Fiscal" é uma iniciativa do empreendor digital Helder Ribeiro e do professor de Computação da Unicamp, Diego Aranha. Responsável por vários testes de falhas de segurança em ambiente controlado nas urnas, Aranha resolveu criar um mecanismo de auditoria popular e pública dos votos.

Leia também:

Acompanhe o voto a voto nas Eleições 2014

Acesse a cobertura completa sobre as eleições

Como funciona?

A ideia dos idealizadores é simples. A partir de um aplicativo desenvolvido para o sistema Android, ou pela própria câmera do celular, o eleitor pode se voluntariar a bater fotos dos BUs e enviá-los a equipe do "Você Fiscal". Por lei, o TSE precisa divulgar posteriormente uma versão digital de todos os boletins de urnas das seções eleitorais.

Assim, a equipe do professor promete comparar os dados entre as fotos batidas pelos cidadãos e os dados oficiais. Caso encontrem alguma incoerência no número de votos, o grupo vai enviar queixa ao Ministério Público para investigação. 

Como baixar e enviar os boletins de urna

Se você possui Android, acesse o link e instale o aplicativo no seu celular. Outra opção  é tirar várias fotos de todo o boletim de urna de sua seção e enviá-los ao e-mail bu@vocefiscal.org. 

Saiba mais sobre o projeto no infográfico abaixo ou clicando aqui.

 

Fonte: Você Fiscal

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário