one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


hackeando as águas

Imagem:

Compartilhar:

Software livre pode minimizar crise da água, defende pesquisador

Criado em 16/10/14 12h07 e atualizado em 16/10/14 12h25
Por Latinoware

hackeando as águas
Hackeando as águas (Latinoware)

“A crise hídrica vivenciada pelo Brasil deve ser tratada de maneira interdisciplinar”. Isso foi o que destacou Nei Marcos Grimaldi – pesquisador e doutor em Química – durante a palestra “Hackeando as águas” ministrada nesta quarta-feira (15) durante a Latinoware 2014. Na apresentação, ele traçou um panorama sobre a situação das águas no País e trouxe exemplos de como a comunidade do software livre pode se envolver e trazer contribuições relacionadas ao tema.

“Quando se fala de água, é um assunto que desperta insegurança em muitas pessoas. Muitos dos profissionais das áreas de software e hardware estão fora do tema e acompanham a situação apenas pela mídia. Entretanto estes profissionais têm nas mãos um conhecimento muito importante e que pode ser agregado”, lembrou.

Leia também:

Maratona hacker busca soluções tecnológicas para problemas ambientais

Na palestra, Grimaldi citou exemplos de experimentos de automação na área agrícolas – como no caso de atividades relacionadas ao uso mais eficiente da água na irrigação – e no monitoramento da qualidade da água, além de como as ferramentas “open source” podem se integrar em uma rede de conhecimentos para que as corporações e os indivíduos possam otimizar o uso dos recursos hídricos.


O pesquisador é criador e mantenedor do site www.c2o.pro.br (Água – Um olhar integrado), onde compartilha suas experiências com o uso de software livre e hardware livre (Arduino) na automação em Laboratórios de Águas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário