one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Antena de satélite.

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os desafios da comunicação no Brasil

Criado em 03/10/14 16h05 e atualizado em 05/01/15 09h36
Por TV Brasil

Das TVs em preto e branco dos anos 50 às de altíssima resolução. Da imprensa de papel para a tela de computador. Tecnologias cada vez mais acessíveis e conteúdos disponíveis em diferentes formatos ao alcance dos smartphones. Com os equipamentos, pessoas de várias classes sociais tem televisão, notícias, rádio, tudo na palma da mão. Para chegar a isso o caminho foi longo e ainda falta adequar a legislação e garantir infraestrutura para esses avanços.

O Repórter Brasil exibiu uma série de reportagens sobre a evolução, as políticas públicas e os desafios que envolvem a comunicação no Brasil.

>> Acompanhe a cobertura das Eleições 2014

Como as informações chegam nas pessoas? Quem pode veiculá-las e como acontece a fiscalização? Jornais e revistas são empresas privadas, que precisam apenas registrar a matrícula em cartório. Já as empresas de telefonia, rádio e televisão dependem de autorização do Estado para operar. A primeira reportagem mostra como o setor é regulamentado.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, rádio e televisão ainda ocupam um espaço importante. A TV é o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, que passam, em média, 3h30, diante da telinha, segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ela está presente em 97% dos lares do país. Os dois veículos compõem o chamado sistema de radiofusão brasileira. Na segunda reportagem, entenda como funciona esse serviço.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A comunicação pública é o tema da terceira reportagem da série Comunicação. O modelo previsto na Constituição Federal, tem como princípios o interesse do cidadão, a diversidade regional e a pluralidade de opiniões. Criada por meio da Lei 11.652, de 2008, a EBC é hoje a principal expressão do sistema público de comunicação. A terceira reportagem da série Comunicação apresenta a experiência brasileira e os modelos em outros países.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A quarta reportagem da série Comunicação discute a internet no Brasil. A rede, considerada de grande potencial democrático, ainda enfrenta problemas de estrutura no país. A reportagem mostra como esse meio é regulado, quais as principais queixas dos usuários e os desafios para tornar o serviço mais eficiente e democrático.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A quinta e última reportagem sobre comunicação destaca serviço de 4G no país. A tecnologia da internet ultrarrápida já existe no Brasil, desde 2012, mas ainda não chega de fato à maioria dos ususários. Até agora, ela funcionou na frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), mas o leilão da faixa de 700 MHz para a rede de quarta geração deve garantir velocidade maior para quem usa internet no celular. Como em outras áreas da telefonia, o serviço tem muitos problemas no Brasil. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário