one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Olimpíada de Astronomia atrai amantes do universo, no RJ

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes brasileiros disputam Olimpíada Latino-Americana de Astronomia

Criado em 10/10/14 11h34 e atualizado em 08/04/15 16h56
Por Andreia Verdélio Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Superlua

Estudantes brasileiros representam Brasil em olimpíada de astronomia no UruguaiMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Cinco estudantes brasileiros estão no Uruguai para representar o país na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa), que começa hoje (10) e termina no dia 17 de outubro. A Olaa acontece desde 2009, em Montevidéu, e nesses cinco anos de competição, o Brasil já conquistou 13 medalhas de ouro, dez de prata e duas de bronze.

Leia também: Inscrições para o Hackaton Gênero e Cidadania na Câmara são prorrogadas

A equipe brasileira foi selecionada com baseado na pontuação obtida na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de 2013. Os alunos Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES); Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS); Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP); Romero Moreira Silva, de Itabira (MG); e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG), serão liderados pelos astrônomos João Canalle, coordenador da OBA, e Júlio Klafke.

As provas da olimpíada serão divididas em três partes: teórica, prática e de reconhecimento do céu, com etapas individuais e em grupo. Os estudantes também participarão de uma competição de lançamento de foguetes em grupos multinacionais.

A preparação dos alunos aconteceu em Passa Quatro (MG). Eles tiveram uma programação intensiva, com grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumentos, resolução de exercícios e realização de provas simuladas, e aprenderam a montar e a manusear dois tipos de telescópios.

A OBA acontece anualmente, com alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o país. Este ano, participaram 772.257 estudantes, de quase 9 mil escolas públicas e particulares, e 62 mil professores auxiliaram na aplicação das provas e competições de foguetes.

Foram distribuídas quase 43 mil medalhas, 10.412 de ouro, 14.451 de prata e 17.693 de bronze. E cinco desses medalhistas devem representar novamente o Brasil, na Olaa de 2015.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário