one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Iterj assinou acordo de cooperação técnica e financeira com o BNDES para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e urbanas de baixa renda.

Imagem:

Compartilhar:

Ministério divulga territórios rurais que receberão núcleos de desenvolvimento

Criado em 20/10/14 20h08 e atualizado em 20/10/14 22h06
Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou hoje (20) que 136 territórios rurais receberão Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets) , resultado de parceria entre o ministério e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), firmada no primeiro semestre. Dos mais de 200 projetos apresentados, 86 foram aprovados e serão implementados em 2015 e 2016.

Estes núcleos vão assessorar os colegiados territoriais na produção de planejamentos de desenvolvimento do território e trarão ainda um trabalho específico para o emponderamento (processo de mobilizações e práticas que pretendem promover e impulsionar grupos e comunidades na melhoria de suas condições de vida, aumentando sua autonomia) das mulheres das zonas rurais. “[Os Nedets] vão fazer uma assessoria técnica, uma assessoria na elaboração de projetos, no acompanhamento, no desenvolvimento e na elaboração do planejamento da gestão e da participação social desses 136 territórios que funcionam por meio de colegiados", explicou o ministro Laudemir Müller.

O orçamento para os 86 projetos aprovados será R$46 milhões para 2015 e 2016. Vão trabalhar no núcleo um professor doutor de uma instituição de ensino superior pública, que é quem apresenta o projeto e será o coordenador, dois assessores territoriais, um profissional para as ações de apoio à participação das mulheres no desenvolvimento territorial e um estudante, geralmente de mestrado ou doutorado. Todos receberão bolsa de estudos.

Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, os profissionais podem ser de diversas áreas, vai depender das especificidades do campus universitário de origem do professor que apresentou o projeto de atuação. “Dentro de cada território você tem especificidades que só o conhecimento vai poder identificar, articular, de forma a devolver esse conhecimento em forma de políticas em procedimentos, em organização que vão ajudar que cada território possa se desenvolver adequadamente”, explicou.

 

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário