one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ello

Imagem:

Compartilhar:

Rede social Ello promete não lucrar com anúncios, mas vai vender recursos

Criado em 01/10/14 16h17 e atualizado em 02/10/14 18h08
Por Portal EBC

ello
Ello (Reprodução)

Após as mudanças de algorítimos no Facebook (que aumentaram o apelo por publicidade e posts pagos) e com o fim oficial do Orkut , uma nova rede social começa a chamar atenção na internet. A Ello é uma iniciativa privada construída por e para designers gráficos e programadores e que ganhou, recentemente, uma versão pública.

A promessa da ferramenta é, ao contrário de outras mídias sociais, não utilizar os dados dos usuários para vender e exibir propagandas. Contudo, outras redes sociais também começaram sem oferecer propagandas e mudaram de estratégia a partir do aumento de demanda. Em sua defesa, a equipe da Ello informou que foi concebida a partir do discurso de não ter anúncios e que poderá lucrar com a venda de recursos diferenciados para os perfis de usuários. Assim, em vez de ganhar com cliques, a intenção é criar opções de personalização pagas.

De acordo com Bia Granja, criadora do Youpix, plataforma que discute a cultura da web, os dois modelos de negócio (propagandas e venda de recursos) são válidos . "A venda de recursos do Ello não vai criar nichos de usuários dentro da rede. O Ello, na verdade, oferece um modelo premium assim como acontece em outras redes como no Viber, por exemplo", analisa.

Para Bia, o Ello também não é uma alternativa ao Orkut ou Facebook. Sobre o fim do Orkut, ela considera que morte da rede se deve mais a um abandono de investimentos do Google do que, necessariamente, ao aparecimento de outra mídia social.

A especialista defende a coeexistência das redes e prevê que o sucesso do Ello vai depender muito mais dos usuários. "Temos que esperar um pouco para entender quais usos os usuários vão decobrir e fazer da rede. O Ello, inclusive, é mais parecido com a plataforma Tumblr do que com o Facebook", compara. 

Leia também:

Grupo da Nasa busca evidências químicas de vida extraterrestre

Recursos no Ello x Face

Atualmente, o Ello não possui recursos básicos como bloqueio de usuários, centro de notificações de mensagens e algumas integrações com outras redes como o Instagram, Vimeo e Youtube. Esses itens estão na lista de recursos a serem implementados futuramente.

Já o Facebook possui hoje grande parte das funcionalidades pretendidas pela nova rede. Bia Granja considera difícil aparecer uma rede tão sólida que seja capaz de bater de frente com o Facebook. "O Facebook abriga, hoje, vários elementos da internet, desde entrenimento, e-commerce, etc. É difícil encontrar outro lugar que reúne tanta coisa ao mesmo tempo", conclui.

Como o Ello funciona

Disponível apenas no idioma inglês, é preciso receber um convite para entrar na Ello. O visual, em preto e branco, busca a simplicidade e traz algumas funções conhecidas de outras redes sociais como o uso do @ para citar uma pessoa. Há duas formas de classificar os perfis que você segue. A primeira é chamada de "Friends", utilizada para colocar as pessoas ou páginas mais próximas. Já a "Noise" é voltada para outros perfis menos prioritários. 

A rede está disponível somente via web, mas os desenvolvedores pretendem disponibilizá-la em versão mobile para sistemas Android e iOS.  

Leia outras notícias em Tecnologia

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário