one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Camarões azuis

Imagem:

Compartilhar:

Camarões azuis podem ter pistas sobre vida alienígena

Criado em 24/11/14 19h46 e atualizado em 24/11/14 19h59
Por Portal EBC*

Camarões azuis que expelem bactérias a 2.300 metros de profundidade no mar do Caribe (ao sul das ilhas Cayman) podem guardar pistas sobre vida alienígena, segundo pesquisam cientistas norte-americanos da Nasa. Eles tentam relacionar esse cenário (próximo às ilhas Cayman) a como poderia ser a vida na lua congelada de Júpiter (Europa), que tem um oceano subterrâneo.  "Por dois terços da história da Terra, a vida existe apenas como a vida microbiana. Na Europa, a melhor chance para a vida seria microbiana", disse o cientista Max Coleman.

Leia mais notícias de Tecnologia

Os camarões da espécie Rimicaris hybisiae vivem próximos a fontes termais que chegam a 400°C, mas a água gelada do oceano permite a sobrevivência da espécie. De acordo com o pesquisador, o objetivo geral da pesquisa é ver o quanto a vida ou a biomassa pode ser suportada pela energia química. "É um sistema simbiótico notável", disse Coleman.  Para outra pesquisadora, Emma Versteegh, é possível relacionar o ecossistema com a lua Europa.  "Se um animal como este poderia existir na (lua) Europa, depende muito da quantidade real de energia que é lançado lá, através de fontes hidrotermais", disse.

O grupo recebeu financiamento para expedições de coleta de camarão da NASA através de um projeto chamado "Oásis para a vida". "Esse nome é especialmente adequada para essa investigação. De repente, temos essas fontes hidrotermais e um ecossistema enorme. É só literalmente repleto de vida".

Confira vídeo em inglês divulgado pela Nasa (em inglês):

*Com informações da Nasa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário