one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Asteroid 2004 BL86

Imagem:

Compartilhar:

Asteroide inofensivo passará a 1,2 milhão de quilômetros da Terra nesta segunda

Criado em 26/01/15 17h14 e atualizado em 26/01/15 18h09
Por Portal EBC Fonte:Portal EBC

Um asteroide chamado 2004 BL86 irá passar relativamente perto da Terra na noite desta segunda-feira. Astrônomos da NASA estimam que o corpo tenha cerca de 500 metros de diâmetro, e que deva passar a cerca de 1,2 milhão de quilômetros. Essa distância equivale a três vezes a distância da Lua ao nosso planeta. É a maior aproximação de um asteroide desde 1990, e deverá ser a maior até 2027. A NASA garante que a passagem do asteroide será inofensiva.

O corpo poderá ser observado até por astrônomos amadores com binóculos potentes ou pequenos telescópios. O asteroide estará mais visível a partir das 23h desta segunda até as 4h da manhã de terça (horário de Brasília) nas Américas, Europa e África. 

“Apesar de não apresentar ameaça para a Terra, é uma aproximação a uma distância relativamente curta de um asteroide relativamente grande, e nos oferece uma oportunidade única de observar e aprender mais”, afirma o astrônomo da NASA Don Yeomans. "Asteroides são especiais. Eles se tornarão fontes valiosas de minérios e outros recursos naturais vitais. Eles também serão paradas de abastecimento para a humanidade à medida que dermos continuidade à exploração do sistema solar”, completa. A aproximação desta noite será a mais curta do 2004 BL86 da Terra pelos próximos 200 anos.

Animação mostra a aproximação do da Terra (Fonte: Jet Propulsion Laboratory/NASA)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário