one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Open Data Day

Imagem:

Compartilhar:

Open Data Day: evento mundial promove uso de dados abertos no dia 21 de fevereiro

Criado em 19/02/15 15h31 e atualizado em 19/02/15 18h12
Edição:Portal EBC

No próximo sábado (21/2), mais de 50 países pelo mundo promovem o Open Data Day (Dia dos Dados Abertos), um evento internacional dedicado ao ativismo pelos dados abertos. Diferentes organizações realizam ações no Brasil e no mundo para exibir, ensinar ou estimular a criação de projetos capazes de analisar dados abertos. 

Não é necessário saber programar ou ter conhecimentos na área para participar. De acordo com os coletivos que promovem a data, o objetivo é exatamente reunir pessoas com diferentes percepções sobre o tema para compartilhar ideias e possibilidades de atuação com os dados abertos.

Usos práticos dos dados podem ser vistos, por exemplo, nos resultados da Maratona Hacker que aconteceu na Câmara dos Deputados em 2014. Entre os vencedores, há um protótipo que permite o usuário buscar pela melhor escola no caminho entre sua casa e o trabalho a partir de cadastro público de endereços. Conheça mais sobre os resultados da maratona aqui

Na pauta do evento, os participantes saberão mais sobre as definições de dados abertos, as soluções e empresas que utilizam tais dados, a Lei de Acesso à Informação e a relação dos Dados Abertos com a Administração Pública.

Programação no Brasil

O grupo Matehackers realiza um encontro na Vila Flores em Porto Alegre (RS). Ao longo do dia, serão formados grupos de trabalho para o desenvolvimento de projetos que usem os dados públicos. Também acontecerão rodas de conversa sobre o uso político e cultural de dados e oficinas introdutórias de programação. Mais detalhes no link

Em Brasília (DF), o coletivo Calango Hacker Club convidou a comunidade OpenStreetMap para darem juntos uma palestra e oficina de mapeamento. Mais informações aqui.

Em São Carlos (SP), vários grupos promovem uma mesa redonda para debater o tema. A organização é do SigaLei, um dos projetos selecionados no concurso Inovapps do Ministério das Comunicações no ano passado, em fase de implantação. Saiba mais

Entenda 

O Open Data Day é um encontro de cidadãos em várias cidades pelo mundo para escrever aplicações, libertar dados, criar visualizações e publicar análises para mostrar apoio e incentivar a adoção de políticas de dados abertos por parte dos governos e outros organizações locais, regionais e nacionais do mundo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário