one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Whatsapp é vendido para o Facebook

Imagem:

Compartilhar:

Você é um viciado em internet e tecnologia? Descubra no Ponto Com Ponto Br

Criado em 24/03/15 14h07 e atualizado em 24/03/15 19h32
Por Ligya Maria

Qual o limite saudável para o uso da tecnologia? Quando o uso de smartphones e computadores se torna um vicio? Esse foi o tema do programa Ponto Com Ponto Br desta segunda-feira (23), que contou com a participação do pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Paulo Annunziata Lopes.
 
Para o psicólogo, definir quando o uso de tecnologia se torna maléfico é um grande desafio, já que “o uso constante faz parte da nossa vida”, mas segundo ele, existem critérios para identificar o exagero: “não se trata só do tempo que a pessoa passa conectada, mas se consegue se desconectar sem ficar ansiosa; se ela faz uso do smartphone de uma forma criativa e produtiva, ou se passa horas e horas no mesmo jogo, nas redes sociais”.

Alguns sinais do "vício" em tecnologia:

 Ficar desconectado gera ansiedade;

O tempo gasto no celular pode ser longo, desde que seja em atividades variadas e produtivas;

Passar horas entretido no mesmo jogo ou em uma única rede social não é bom sinal;

Deixar de participar de atividades sociais, trabalhar ou estudar para ficar conectado.

Ele lembra que outro indício é perceber se o uso está afetando o desempenho nos estudos, no trabalho, ou prejudicando outras esferas como vida social e familiar. Paulo Annunziata Lopes lembra que os problemas iniciais estão ligados à ansiedade, mas com o tempo pode gerar casos mais extremos como dificuldade de estar em ambientes sociais. Segundo pesquisador, a melhor dica para melhorar a relação com a tecnologia é perceber que "tudo tem seu tempo e sua hora", e manter uma gama variada de atividades no dia-a-dia, com tempo para trabalho, atividade físíca e reuniões sociais.

Confira aqui o áudio da entrevista completa com o pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Paulo Annunziata Lopes.

Creative Commons - CC BY 3.0 - vicio_em_tecnologia.mp3

Whatsappnite 

 
O excesso do uso do smartphones pode causar ainda doenças físicas. De acordo com o médico da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia, Maurício Marteleto, a doença está sendo chamada de "whatsappnite", e é causada pelos movimentos repetitivos realizados na utilização do celular. O médico recomenda que as pessoas usem o smartphone com moderação e parem de digitar tudo: “é bom gravar áudios para descansar os dedos”.
 
O médico lembra ainda que desde os anos 80 e 90 são frequentes problemas de tendinite causados devido ao uso do teclado do computador. Segundo o ortopedista, a melhor forma de prevenir o problema, é sentar da forma correta “apoiando a coluna lombar, e o antebraço  até o cotovelo. É bom também digitar por 50 minutos e descansar por 10 minutos”. Ele recomenda ainda  fazer alongamentos no momento de descanso.

Whatsapp é vendido para o Facebook
Creative Commons - CC BY 3.0 - Whatsapp é vendido para o Facebook

 


 

Confira aqui o áudio da entrevista completa com o médico da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia, Maurício Marteleto.

Creative Commons - CC BY 3.0 - ortopedista_ponto_com.mp3

O Ponto Com Ponto Br vai ao ar todas às segundas-feiras, às 17h, na Rádio Nacional de Brasília e na MEC AM do Rio de Janeiro. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário