Digite sua busca e aperte enter


Telescópio Kepler descobre novos planetas

Imagem:

Compartilhar:

Vídeos explicam astronomia; assista

Criado em 27/03/15 15h24 e atualizado em 08/04/15 16h57
Por Univesp TV

Confira a série Universo, com entrevistas com cientistas que observam os céus e investigam a evolução do cosmos. Aqui você pode conferir entrevistas com astrônomos, astrofísicos, cosmólogos e com um físico de particulas sobre o que a ciência já sabe e o que a ciência ignora sobre o mundo que nos rodeia.

Observar sem ver

A astrônoma Zulema Abraham conversa com Mônica Teixeira e explica como é possível "ver" o cosmos por medições de radiação.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Observar Sem Ver

 

Outros como o nosso

Neste programa da série Universo, Mônica Teixeira entrevista Sylvio Ferraz Mello sobre o nosso sistema solar e também sobre outros semelhantes que os astrônomos vem descobrindo na nossa vizinhança. O Doutor Sylvio Ferraz Mello é professor aposentado do Instituto de Astronômia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Outros como o Nosso

 

Galáxias: a nossa, as outras

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista Laerte Sodré Jr., do Departamento de Astronomia do IAG/USP, sobre a Via Láctea, a galáxia que vivemos, e sobre outras - as que estão à nossa volta. Esta conversa caminhou e acabou mais longe: Em dois dos mistérios que o universo coloca para os cientistas de hoje.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo: Gálaxias - A nossa, as outras

A era da precisão

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista José Ademir Salles de Lima, do Departamento de Astronomia do IAG/USP. O professor conta a história da investigação dos cientistas sobre a evolução do universo e explica o papel dos telescópios espaciais para que a ciência da cosmologia entrasse na era da precisão.


 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - A era da precisão

Uma estrela muito especial

Neste programa, Mônica Teixeira conversou com o astrônomo e professor da USP, Augusto Damineli sobre a Estrela Eta Carinae, um sistema de duas estrelas localizadas há 8 mil anos luz de nós. Essa estrela foi descoberta em 1997 justamente pelo nosso entrevistado.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Uma Estrela Muito Especial

Buraco Negro: quem veio primeiro?

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista o astrofísico João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, sobre os buracos negros especiais - aqueles que ocupam o centro das galáxias e também o centro das atenções do pesquisador Steiner nos últimos anos. Quem veio primeiro, perguntam-se os cientistas - os buracos negros, ou as galáxias?

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Buraco Negro: Quem Veio Primeiro?

Cometas contam histórias

O professor e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP,   Enos Picazzio fala sobre cometas - esses pequenos objetos que viajam pelo sistema solar com suas caudas iluminadas. Aos astrônomos, os cometas contam histórias sobre o tempo em que o sol e os planetas estavam se formando, bilhões de anos atrás.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - Cometas Contam Histórias

O cosmo e as partículas

A física de particulas trata de altas energias e o universo primitivo possuia altas temperaturas, temperatura e energia são conceitos similares, é o que explica o professor Rogério Rosenfeld. nesse contexto se trabalha com a física de partículas elementares. Confira o que Rosenfeld explica sobre as partículas do cosmo. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - O cosmo e as partículas

 

De grão em grão

Neste programa, Mônica Teixeira entrevista Walter Maciel, astrofísico da USP, sobre a química das estrelas, o porquê as estrelas são as fabricas de elementos químicos do cosmos, e como grãos de poeira que vagam pelo espaço entre as estrelas ajudam a formar mais estrelas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Universo - De Grão em Grão

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário