one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil quer lançar satélite com foguete próprio até 2021

Imagem:

Compartilhar:

Foguete russo pode cair na Terra após sair da órbita

Criado em 29/04/15 18h39 e atualizado em 29/04/15 19h33
Por Portal EBC

O foguete Progress M-27M, lançado nesta terça-feira (28), saiu do controle do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia e está caindo em direção à Terra. Segundo uma analista do CCVE, não é mais possível acoplar a nave à Estação Espacial Internacional (ISS) e o objetivo é controlar a queda. 

A estimativa é que os detritos caiam entre 7 e 11 de maio, mas a localização é desconhecida. Foram investidos cerca de US$ 90 milhões no foguete e não se sabe qual defeito ocasionou o descontrole. No vídeo abaixo, publicado pela Nasa, imagens do próprio equipamento exibem a alta velocidade que a nave gira em torno de si.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Video of the International Space Station Progress 59 cargo craft

Missão

O Progress foi lançado para transportar 2,5 toneladas de suprimento aos astronautas que estão na ISS, como combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos. Após o seu lançamento, às 3h10 (de Brasília), na base de Baikonur, no Cazaquistão, a previsão de chegada era seis horas depois. 

A próxima missão de um cargueiro seria no dia 8 de agosto, mas a agência espacial russa visa adiantar a data. Apesar do ocorrido, a tripulação tem mantimentos suficientes para continuarem no espaço. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário