one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eclipse lunar nesta terça-feira (15) criou o fenômeno da Lua Sangrenta

Imagem:

Compartilhar:

Lua Sangrenta: eclipse ocorre em 4 de abril

Criado em 02/04/15 09h00 e atualizado em 06/04/15 10h42
Por Edgard Matsuki Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Chamado popularmente de “Lua Sangrenta” ou “Lua de Sangue”, um eclipse lunar está previsto para a madrugada da sexta para sábado (4). O fenômeno em que a Lua é coberta pela sombra da Terra e acaba ficando avermelhada poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte. No Brasil, o eclipse será visto de forma limitada.

Lua Sangrenta

Gráfico da Nasa mostra relação entre a Lua e a sombra da Terra. 

De acordo com informações da Nasa, o eclipse total (em que a Lua é completamente encoberta) deve durar apenas 12 minutos. O eclipse parcial deve durar cerca de três horas e meia e a penumbra (como a sombra começa a atingir a Lua) deve durar quatro horas e cinquenta minutos. Esse vídeo da Nasa mostra como será o eclipse: 

Essa é a terceira vez da chamada tétrade (quatro ocasiões) de eclipses lunares que estavam previstos para ocorrer entre 2014. O último eclipse da série será no 28 de setembro e terá uma duração maior do que o eclipse deste sábado. 

Luas Sangrentas estão envoltas em atmosfera de folclore

Desde que o primeiro eclipse da tétrade começou a se aproximar, lendas (principalmente na internet) giraram em torno do fenômeno. Para Carlos Veiga, astrônomo do Observatório Nacional, há muito exagero por desconhecimento. “Correntes da astrologia e mesmo pessoas que tratam a história com mais sensacionalismo tendem e inventar coisas. Na realidade, o fenômeno não passa de uma coincidência de ilusão de ótica, não tão rara, em que a Terra fica entre a Lua e o Sol”, diz. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário