one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anatel libera venda de chips de celulares da TIM, Claro e Oi

Imagem:

Compartilhar:

Na Europa, mulheres representam apenas 9% dos criadores de aplicativos

Criado em 23/04/15 16h37 e atualizado em 23/04/15 17h05
Por Rádio ONU Fonte:Rádio ONU

União Internacional das Telecomunicações defende fim da desigualdade de gênero no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs; Dia das Meninas nas TICs é celebrado esta quinta-feira.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Está sendo celebrado esta quinta-feira o Dia das Meninas nas TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação. Segundo a União Internacional das Telecomunicações, UIT, a data busca encorajar a participação de mais mulheres nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

O secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, declarou que uma carreira no setor das TICs permite que meninas usem sua criatividade, trabalhem em ambientes internacionais e participem da formação do futuro.

Ciência da Computação

O chefe da UIT afirma que 95% de todos os trabalhos tem algum elemento digital e ter habilidades na área já não é uma vantagem, é simplesmente essencial.

A UIT pede aos governos que incluam técnicas de computação no currículo escolar, porque "garotas que aprendem códigos, desenvolvimento de aplicativos e ciência da computação terão a sua disposição meios poderosos de alcançar a prosperidade econômica".

Estudantes da Área

Segundo a UIT, o número de mulheres estudantes do setor está em queda no mundo todo, o que contribuiu para uma menor participação feminina em empregos na área. A agência prevê um déficit de 2 milhões de postos de trabalho nas TICs, que não serão preenchidos pela falta de profissionais qualificados.

Nos 34 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, incluindo Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha, as mulheres representam menos de 20% dos estudantes do setor das TICs.

Na década de 1980, quando a ciência da computação surgiu nos currículos universitários, elas representavam quase 40%.
Aplicativos

A UIT destaca também que apenas 3% das estudantes de mestrado focam nas Tecnologias da Informação e Comunicação, contra 10% dos estudantes homens.  A desigualdade de gênero reflete também no total de profissionais mulheres da área, que nos países da Ocde chega a 20%.

Na Europa, as mulheres representam apenas 9% dos criadores de aplicativos para smartphones ou tablets. Também no continente, 19% dos postos de gerente nas TICs são ocupados por mulheres, mesma taxa das empresárias do setor.  Os dados são da Comissão Europeia.

A agência destaca que o dia está sendo comemorado em centenas de países, inclusive na sede da UIT na Suíça. Algumas empresas que participam dos eventos são: Cisco, Lego, Microsoft e Novartis.

Segundo a UIT, o Dia das Meninas nas TICs já virou um "movimento global", com 3,5 mil eventos organizados em mais de 140 países, com a participação de 111 mil garotas, desde a criação da data há cinco anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário