one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projeto Mapeando, do Lab.Rio

Imagem:

Compartilhar:

Aplicativo colaborativo vai permitir que usuário "traçe" demanda por ciclovias no Rio de Janeiro

Criado em 28/04/15 13h22 e atualizado em 30/04/15 15h11
Por Portal EBC Fonte:Ponto Com Ponto Br

A tecnologia permite mudar a relação das pessoas com a cidade onde elas vivem? Este foi o tema do programa Ponto Com Ponto Br, que recebeu o coordenador de experiências de participação do LAB.Rio, o Laboratório de Participação da Prefeitura do Rio, Bernardo Ainbinder. 

Ouça a íntegra do programa

O LAB criou o Mapeando um mapa colaborativo em que o morador pode cadastrar demandas por ações ou serviços públicos em qualquer região da cidade. Bernardo conta que um dos principais pedidos apontados pelios usuários é a construção de novas ciclovias. A partir desse feedback, o aplicativo será atualizado para que o usuário possa não só apontar a necessidade de uma ciclofaixa, mas "traçar" qual deveria ser o percurso.

"O usuário vai poder desenhar a ciclovia que ele deseja e a partir disso a prefeitura vai começar a estudar a sobreposição desses pedidos, identificar onde há mais demanda da população e com isso entrar no planejamento de elaboração das ciclovias da cidade", explica Bernardo. Essa nova funcionalidade está sendo desenvolvida pela equipe do LAB. Rio.

 

mapeando.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - sem_titulo.jpg

 

 

Na opinião de Bernardo, a população tem usado o aplicativo de forma "engajada", já que boa parte usa o Mapeando de forma constante e encaminha mais de uma demanda. Os usuários, inclusive, apontam melhorias de funcionamento para a plataforma.  "O Mapeando é a primeira plataforma criada pelo poder público municipal que tem o objetivo de propor soluções para uma cidade. O mais comum são plataforma que mapeiam problemas, mas a ideia é que o usuário mapeie demandas e soluções para qualificar as políticas públicas", diz.

Confira a íntegra da entrevista:

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - mapeando-_aplicativo.mp3

 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produziro em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário