one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acessibilidade

Imagem:

Compartilhar:

PcomBR | Ano 02 #05 - Saiba mais sobre diversidade funcional e acessibilidade na web

Criado em 11/05/15 16h57 e atualizado em 19/05/15 14h53
Por Portal EBC

Você já parou para pensar que cada pessoa navega de forma diferente na web? Quem possui deficiência visual ou auditiva possui seus próprios meios para acessar os conteúdos da rede. Para entender um pouco mais sobre os desafios e as ferramentas usadas na web por esse público, o Ponto Com Ponto Br buscou pesquisas e a opinião dos próprios usuários, que listam dicas de aplicativos e debatem problemas encontrados em sites não acessíveis.

Confira a íntegra do programa:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Acessibilidade na internet Ponto Com Ponto Br

 

9 min 30 segs  - Acessibilidade na web

"Me estranha o fato da web ser potencialmente tão acessível e ter tão pouca acessibilidade", comenta o professor de Comunicação da Unipampa, Marco Bonito. Ele e sua turma sugeriram a pauta do Ponto Com Ponto Br desta semana.  O acadêmico acabou de terminar uma pesquisa sobre acessibilidade na web e cidadania. Em sua opinião, não é possível dizer quem tem ou não alguma deficiência  e que vivemos, na verdade, em uma grande diversidade funcional. Ficou curioso sobre a pesquisa? Acesse o tempo exato no player acima.

24 min 40 segs - Como o usuário cego navega na web?

A pedagoga Luciane Barbosa é cega e dá aulas para pessoas com deficiência visual. Nada melhor do que uma professora para explicar como os seus alunos e ela utilizam diferentes ferramentas para se interarem no universo web.

35 min 50 sega - Música para baixar

A banda pernambucana Eddie foi a convidada musical do dia. Eles acabaram de lançar o novo álbum Morte e Vida com download gratuito na web.  O vocalista Fábio Tummer conversou sobre novos formatos de distribuição e formas alternativas de remuneração do artista, além da repercussão do novo trabalho nas redes. Ouça!

43min 40 segs - "Hugo", o robô que ensina libras

Por falar em acessibilidade, vocês conhecem o Hugo? Amigo do Control + C e Control + V, esse robô adora se comunicar com as mãos. Programado pela empresa Hand Talk, a ferramenta traduz textos, áudios e fotos do Português para a Linguagem Brasileira de Sinais. Quem falou sobre essa solução foi o Ronaldo Tenória, CEO da iniciativa.

Músicas do programa

(livres para download):

3m30: Alimenta o compositor - Banda Eddie

20m30: Dez Dias - Duda Brack

52m30: É de Mamãe  - Alvinho Lancelotti

 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro.

Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário