one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Petrobras ganha o principal prêmio internacional do setor de petróleo

Criado em 04/05/15 18h35
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A mais importante premiação internacional destinada ao setor petroleiro foi concedida à Petrobras. o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions foi  entregue à diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, ontem (3) durante a 'Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar. 

“A exploração e produção do pré-sal têm sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica”, disse Solange Guedes, em seu discurso de agradecimento.

Ela destacou que oito anos depois do anúncio de sua descoberta, o pré-sal já responde por mais de 20% da produção de petróleo da Petrobras no Brasil, mostrando média de produção em março último de 672 mil barris de petróleo por dia. O recorde de produção diária (737 mil barris) foi obtido em 26 de fevereiro deste ano.

As tecnologias que permitiram à estatal ganhar o prêmio tiveram início há algum tempo, com a tecnologia de sísmica 3D de alta densidade, que permitiu criar um mapa de geologia dos reservatórios do pré-sal, que cobre uma área de 21,7 mil quilômetros quadrados. A empresa fez a maior campanha de perfuração e completação de poços em águas ultraprofundas, conseguindo reduzir em 50% o tempo de perfuração, em seis anos.

A diretora destacou que para enfrentar os desafios representados pelo pré-sal, localizado a 300 quilômetros da costa, com profundidade total de até 7 mil metros e espessa camada de sal, foram desenvolvidas novas tecnologias que serão usadas por toda a indústria petrolífera global. “Percebemos que seriam necessárias soluções inovadoras para extrair petróleo desses campos de maneira segura, rentável e ambientalmente sustentável”, disse.

Entre as contribuições tecnológicas pioneiras estão, por exemplo, o primeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em águas ultraprofundas, a 2,2 mil metros; a primeira separação de gás carbônico associado ao gás natural em águas ultraprofundas, a 2,140 mil metros, com injeção de gás carbônico em reservatórios de produção.

Solange Guedes informou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado, o que permite à Petrobras evitar a emissão de um milhão de toneladas de gás garbônico. Acrescentou que a iniciativa aumenta o volume de petróleo extraído dos campos.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário