one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Nasa

Compartilhar:

Asteroide 1566 Icarus passa pela Terra nesta terça-feira (16)

Criado em 16/06/15 12h33 e atualizado em 16/06/15 12h44
Edição:Portal EBC

Nesta terça-feira (16), o asteroide 1566 Icarus (ou Ícaro) vai passar na menor distância do Planeta Terra desde de 1968. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o corpo celeste vai passar a cerca de 21 vezes a distância entre a Terra e a Lua (o que dá cerca de 8 milhões de quilômetros). O fenômeno acontece às 18 horas (horário de Brasília).

A distância pode parecer grande, mas apenas em 2090 (mais exatamente no dia 14 de junho) o asteroide voltará a ficar tão próximo do nosso planeta. Daqui a 75 anos, o 1566 Icarus ficará a cerca de 6,5 milhões de quilômetros da Terra. Apesar da “curta” distância, a Nasa afirmou que o asteroide não representa qualquer risco à Terra.

Como assistir à passagem do 1566 Icarus

Não será possível assistir ao fenômeno a olho nu. Porém alguns sites organizaram transmissões ao vivo da passagem do asteroide 1566 Icarus pela Terra. A Nasa disponibiliza em seu site oficial uma página sobre o evento. O projeto Slooh também organiza a transmissão ao vivo do evento.

O que é o 1566 Icarus

O 1566 Icarus (ou Ícaro) é um asteroide descoberto em 1949 por Walter Baade que tem a característica atípica ter a ponta da órbita mais próxima ao Sol do que o de Mercúrio. Foi nomeado em homenagem a Ícaro da mitologia grega, que voou próximo ao Sol na tentativa de fugir da ilha de Creta.

Confira o Calendário Astronômico 2015

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário