one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Feira de tecnologia abre inscrições para alunos de escolas fluminenses

Criado em 03/06/15 20h21
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Já estão abertas as inscrições para a 9ª Feira de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), a maior feira de tecnologia do estado. Desde ontem (2), alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), médio e técnico, de escolas públicas e privadas, podem se candidatar para apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas de todo o estado.

O objetivo da Fecti, segundo os organizadores, é despertar o gosto pela ciência, incentivando o envolvimento de jovens em projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico. Os inscritos serão avaliados em cinco categorias: ensino fundamental II,para os alunos dessa fase escolar; ciências biológicas e da saúde; ciências exatas; interdisciplinar (para projetos de arte e ciência, ciência e sociedade, ciência e esporte, educação e ensino de ciências, história da ciência); e desenvolvimento de tecnologia, para alunos de ensino médio e técnico.

Os trabalhos serão analisados por um comitê composto por professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa e de museus de ciência. Os 200 melhores serão encaminhados para a mostra final, evento aberto ao público e gratuito, nos dias 14 e 15 de novembro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte da cidade, onde os alunos receberão medalhas e troféus. Os estudantes dos ensinos médio e técnico, que tiverem seus trabalhos premiados, poderão ainda concorrer a 15 bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, a feira é uma grande oportunidade não só para os alunos, mas também para professores e para a sociedade. "A feira não é algo restrito aos estudantes. É também um estímulos para os professores, que têm seus trabalhos reconhecidos e podem ver a consolidação de seus projetos. Acredito ser ainda mais importante para o sociedade, pois estimulando estudantes e professores, trabalhamos para termos cidadãos mais bem formados, o que reflete diretamente no nosso dia a dia. E não me refiro apenas à área de ciência, tecnologia e inovação", disse.

As inscrições estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas no site do evento (www.cederj.edu.br/divulgacao/fecti) onde também podem ser encontradas mais informações, bem como o regulamento para participação. Os alunos e professores de escolas fora da região metropolitana do Rio, que tiverem trabalhos aprovados, receberão hospedagem para participar do evento.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário