one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fisl 16: conheça o Novena, o primeiro laptop feito com hardware livre

Criado em 30/06/15 19h05 e atualizado em 30/06/15 19h10
Por Fisl 16*

Sean Cross vive em Cingapura e trabalha com hardware de "baixo nível" para descobrir como estes sistemas funcionam. Ele trabalhou nas Indústrias Chumby, onde teve sua primeira chance de criar firmwares para dispositivos e descobrir como criar computadores a partir do zero. Produziu diversos firmwares para o Chumby One, uma espécie de "caixa multimídia" portátil. Em Cingapura, fez o firmware do sistema para o NeTV, um dos primeiros aparelhos a conectar TVs à internet.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre a nova criação de Cross, o Novena, o principal assunto de Cross durante o #FISL16, traduzimos parte do artigo “The first totally open source laptop is almost real”, ou em português “O primeiro laptop totalmente open source é quase real”, da Wired, uma das pubicações sobre tecnologia mais conhecidas do mundo. Leia abaixo:

“O seu laptop é seguro? Na era da espionagem generalizada da NSA e tantos outros, você realmente sabe se sua máquina é segura? Cada parte dela está protegida contra o ataque de malfeitores em toda a web? Estas podem parecer perguntas nascidas da paranóia. Mas as revelações recentes do ex-funcionário da NSA Edward Snowden nos mostraram que, em muitos aspectos, estamos no direito de ser paranóicos.

Muitos estão trabalhando para garantir que o software no seu notebook esteja protegido. A Mozilla, por exemplo, fez um chamado aos engenheiros de todo o mundo para auditar o seu navegador de código aberto Firefox, na esperança de provar que este não foi comprometida com a NSA ou qualquer outra instituição. E você pode facilmente colocar a sua fé em um sistema operacional como o Linux. Ele também é livre, com inúmeros olhos constantemente zelando por seu código.

Mas o que acontece no hardware dentro do seu laptop? O que está acontecendo com todos aqueles minúsculos circuitos na placa-mãe? Ou no firmware que controla a placa-mãe e outras partes de baixo nível? Tudo isso é de código fechado. O resto do mundo não pode ajudá-lo lá.

novena hardware livre
Creative Commons - CC BY 3.0 - novena hardware livre

Divulgação

Laptop caseiro

É por isso que Sean "xobs" Cruz e Bunnie Huang embarcaram no que eles chamam de Projeto Novena, a construção de um laptop caseiro com hardware de código aberto - cujas especificações são hardware disponível gratuitamente para todos. Como Huang explica, eles queriam "aprender coisas novas ao fazer algo que seria realmente útil em uma base diária."

E eles querem que os outros possam usá-lo também. De acordo com Huang, a dupla está planejando uma campanha de crowdfunding para financiar uma versão mais amigável do seu laptop de código aberto. Nesse meio tempo, você pode encontrar as especificações e projetos no wiki e usá-los para construir o seu próprio laptop.

Cruz e Huang são os fundadores da Sutajio Ko-Usagi, uma empresa de hardware com sede em Cingapura. Os dois se conheceram enquanto trabalhavam no Chumby, co-fundada por Huang, e nos anos seguintes, eles trabalharam em inúmeros projetos de hardware. Mais recentemente, no evento Chaos Computer Congress, na Alemanha, a dupla mostrou uma série de vulnerabilidades de segurança que eles encontraram em vários cartões SD - e eles também apresentaram sobre o Novena.

Não é o mais rápido ou o mais portátil de laptops. Equipado com 4 GB de RAM e um processador ARM que é o que você provávelmente encontra em um telefone celular, ele oferece o poder médio de um netbook, mas tem o tamanho e o peso de um laptop de baixo custo. 

Mas o que o Novena perde em modernidade, ganha em transparência. "Se você vê algo suspeito no hardware, você tem a oportunidade de procurar no esquema de referência e ver se realmente é um motivo de preocupação", explica Huang. Em outras palavras: você pode verificar se há backdoors da NSA.

Mas nem todas as peças de hardware dentro da Novena são open source. A tela, teclado, disco rígido, fonte de alimentação e processador foram todos comprados fora da prateleira, e são alimentados por uma bateria de carro RC hackeada.

Por enquanto, o Novena é provavelmente o mais perto que se chega a um laptop verdadeiramente aberto, mas há outras opções. Para aqueles dispostos a viver com um driver gráfico proprietário, há algumas it-yourself designs de laptops que usam o código aberto à bordo do Raspberry Pi. E para aqueles que querem algo que funciona fora da caixa, há o Thinkpad x60 personalizado da Gluglug, que usa um firmware open source chamado Coreboot.

Nenhuma dessas máquinas pode competir com o estilo e o poder de um MacBook Air, mas cada um oferece algo que a Apple provavelmente nunca poderá oferecer: controle completo sobre quase tudo em sua máquina. Não é algo que você quer? Então você está perdendo parte da diversão.”

Fonte original em inglês: http://www.wired.com/2014/01/open-source-laptop


*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário