one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

PcomBR | Ano 02 #09 - Saiba como a tecnologia ajuda o seu namoro

Criado em 10/06/15 14h32 e atualizado em 10/06/15 16h50

O Ponto Com Ponto Br desta segunda-feira (8) foi em ritmo de romance! Afinal de contas o dia dos namorados está chegando: é sexta-feira, dia 12. E como o tema do programa é  tecnologia, os apresentadores conversaram com muita gente legal para saber atualmente se a tecnologia influencia na nossa forma de encontrar pessoas, de se apaixonar e de se relacionar com o outro.

Dia dos namorados: conheça três fases do namoro online
 
Batemos um papo a jornalista de 24 anos Júlia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout. Há cerca de um ano ela começou a usar o Youtube pra falar sobre diversos assuntos de comportamento, em especial relacionamentos, e se tornou um fenômeno na internet.
 
Conversamos também com o professor de Psicologia do Centro Universitário UniCeub, Carlos Medeiros e, claro, ouvimos lindas histórias de amor de pessoas que conheceram namorado, namorada, marido, esposa em uma rede social, ou namorou à distância e precisou muito da internet para manter o relacionamento.

Quer saber como ter um relacionamento bem conectado? Escute a íntegra:
 

07 min 12 segs  - Namoros online

Tem gente que começa namoro pela internet, conhece o parceiro ou parceira em salas de bate-papo e quem termina um relacionamento via sms. Para entender como a nossa cabeça está lidando com essa nova forma de se envolver, convidamos o professor de Psicologia Carlos Medeiros. E uma das principais questões a serem respondidas é: o namoro está demorando mais ou menos nesse mundo tão conectado?

 

20 min22  - Jout Jout fala sobre relacionamentos abusivos

 

 Uma menina tem feito muito sucesso no Youtube. Sua fama se deve ao jeito descontraído e direto de falar. Julia Tolezano, jornalista de 24 anos, começou há cerca de um ano a usar a ferramenta para falar sobre diferentes assuntos. O vídeo mais famoso dela é sobre relacionamentos abusivos. Então, para te dar dicas de como identificar e ficar fora de um relacionamento assim, conversamos com a Jout Jout. Ouça!

38 min30  - Reencontros amorosos pelas redes sociais

O Ponto Com Ponto Br resgatou uma história muito bonita entre a tecnologia e o amor. Lélia de Almeida é escritora e taróloga. Aos 53 anos, reencontrou um namorado da adolescência pelo Facebook. Veterinário, o seu atual marido resolveu mandar uma solicitação de amizade e o resto você ouve pela boca da própria Leila (aos 38m30).
 


43 min55  - Dia  dos namorados: conheça três fases do namoro online

Quem namorou ou está à procura de um amor já deve ter usado alguma ferramenta online de relacionamento. Seja uma sala de bate-papo ou até mesmo um aplicativo mais específico para encontrar alguém durante a balada. Sobre a evolução das formas de encontros e desencontros pela web, fizemos uma pesquisa histórica e separamos as ferramentas em três fases:

1ª fase: início da internet

Logo após a popularização da web, a onda era o Mirc. Você instalava a ferramenta e se divertia em chats com cores berrantes e apelidos (nicks) diferentes. Mais a frente, era comum os internautas procurarem chats em salas de bate-papo específicas (por localidade, idade e temática). Os nicks começaram a ficar mais adjetivados para convencer a paquera. Há também o momento em que o Mirc foi gradativamente substituído pelo ICQ. Decorar o úmero exato de alguém poderia indicar um interesse maior naquela pessoa.

2ª fase: Internet das ferramentas

O Messenger da Microsoft (MSN) dominou por muito tempo os contatos amorosos, que já expunham seus sentimentos nas frases de perfil (status) citando músicas ou poesias. Também era comum conversas mediadas por texto, áudio e vídeo. Contudo, o que mais chamava atenção eram os emoticons de coração e flores.

Em seguida, as redes sociais tomaram conta dos relacionamentos e o "xaveco" poderia surgir de diferentes formas: ser desde um flerte inocente ao postar uma mensagem ou imagem bonita no scrap do Orkut, checar se alguém olhou sua página, dar uma cutucada no Facebook, ou uma retuitada. Quando a coisa começava a andar, era mensagem privada no testemunho do Orkut (e o pedido de favor não publicar), DM (direct message) no Twitter até migrarem para um chat particular no Facebook ou Gtalk.

3ª fase: Internet móvel

A distância era o principal fator de preocupação entre os apaixonados da web. Mas se a internet foi parar em notebooks, tablets e celulares, os relacionamentos passaram a utilizar a internet para se aproximar. Assim, tornou-se possível rastrear quem está a fim de uma conversa mais íntima via aplicativo Tinder, Grinder e afins - seja no bar, em um show ou em qualquer redondeza.

É certo que s fases acima são para relacionamentos casuais, que ora viravam amizades, amizades coloridas,namoros e até casamentos bem sérios. Mas não podemos esquecer que, desde o começo da web, tem gente que se cadastrava e cadastra até hoje em sites específicos para encontrar o seu par perfeito, um par para uma noite ou para aventuras mais ousadas e menos compromissadas.


 

Músicas do programa

(livres para download):

3m15: Mapa Mundi -  - Thiago Pethit

15m45: Beijos longos - Alzira

26m47: 29 beijos - Márcia Castro

39m38: De Mãos Dadas - Letuce

48m41: Lizete - Naozete

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília e MEC AM do Rio de Janeiro.

Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário