one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Primeiro avião elétrico tripulado da América Latina faz voo inaugural

Criado em 23/06/15 21h04 e atualizado em 24/06/15 10h05
Por Maiana Diniz Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O voo inaugural da Sora-e, primeira aeronave elétrica tripulada da América Latina, aconteceu com sucesso na tarde desta terça-feira (23). O voo durou cinco minutos, o suficiente para entrar para a história do Brasil e do Paraguai. Segundo a Itaipu, o avião coloca os dois países na vanguarda do desenvolvimento tecnológico de aeronaves tripuladas com propulsão elétrica.

O modelo pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h.

O avião foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Foi desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A decolagem foi às 14h28, na pista do aeroporto da Itaipu Binacional, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. A aeronave sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu e pousou sem imprevistos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário