one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Programa de transplantes está em ritmo acelerado no Rio, diz Secretaria de Saúde

Criado em 30/06/15 23h01 e atualizado em 01/07/15 08h25
Por Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Pela primeira vez em cinco anos o Rio de Janeiro ultrapassou 60% de autorizações de integrantes diretos de famílias na doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, nos três primeiros meses do ano o percentual atingiu 64,5%, o mais alto patamar desde a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2010.

O secretário Felipe Peixoto disse que o aumento é em consequência da conscientização da população. Para incentivar as doações, a secretaria lançou, em abril, a campanha "Doe+Vida", que esclarece sobre a importância de discutir a doação de órgãos. Com ela, foi criado também o site doemaisvida.com.br, para os interessados poderem se declarar doadores, fazer o cadastro e imprimir o cartão virtual Doe+Vida.

De acordo com o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, outro fator importante para a elevação das autorizações é a estrutura do sistema de doação de órgãos e transplantes no estado. É preciso, segundo ele, ter uma estrutura com profissionais treinados e habilitados a trabalhar em todas as etapas do processo.

Entre os motivos mais comuns para que a doação de órgãos não seja autorizada, está a falta de consenso entre os parentes. Muitas vezes, disse Sarlo, eles não sabem da vontade do paciente. Além disso, indicou a falta de compreensão de que a morte encefálica é um diagnóstico irreversível. O coordenador lembrou que conforme a legislação brasileira somente pessoas diretas das famílias podem permitir a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica.

Qualquer cidadão que deseja declarar a vontade e ser doador se inscreve no site, a informação vai para o banco de dados e o sistema pode avisar à família, mas lembrando que o que vale é a autorização da família, independente de qualquer coisa.

A advogada Valéria de Albuquerque e Silva perdeu o filho João, de 16 anos, em janeiro deste ano, por causa de um aneurisma. Ela contou à Agência Brasil, que sempre falava com o jovem, que era doadora, e quando morresse gostaria que os órgãos fossem para quem estivesse precisando. Valéria disse que jamais pensou que o filho morresse antes dela, e mesmo sendo sempre a favor de doações, no momento em que estava muito abalada com a perda do filho acabou esquecendo de autorizar a doação.

“Na hora, se não tivesse uma pessoa a me lembrar eu teria esquecido, porque na hora é um desespero tão grande que a gente sai do ar, mas, felizmente, o médico me alertou, e imediatamente eu e meu marido aceitamos. Não teria nem porque não doar, se existe a possibilidade”, revelou, defendendo que as pessoas sempre façam divulgação da vontade de doar órgãos.

Em cinco anos, o PET beneficiou mais de 5 mil pessoas que foram salvas com transplantes. Neste período, o Rio saiu das últimas colocações para chegar em segundo no ranking nacional de doações. Desde o início de 2015, segundo Sarlo, foram 148 doações. Com apenas seis meses, o número supera o total registrado em todo 2010. Naquele ano foram 80 doações. A expectativa é bater novo recorde no fim deste ano, com 300 doações. “A gente já tem um ritmo maior do que no ano passado, e com certeza o aumento no número de autorização das famílias foi um dos fatores determinantes”, apontou.

A lista de espera por um transplante tem 2 mil pessoas, atualmente, no estado do Rio de Janeiro.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário