one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

WWF: acordo Brasil-EUA pode possibilitar expansão de energia limpa

Criado em 30/06/15 23h12 e atualizado em 01/07/15 07h47
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A organização não governamental (ONG) WWF informou hoje (30) que o compromisso assumido pelo governo brasileiro, no acordo bilateral com os Estados Unidos, de aumentar para 20% a geração de energia elétrica por fontes renováveis, que não hidrelétricas, pode criar uma possibilidade de expansão de geração solar, eólica e de biomassa no país.

O anúncio é importante, porque cria uma possibilidade de exploração do imenso potencial brasileiro, de acordo com comunicado da ONG.

Ela diz que apesar do pequeno avanço, considera que o Brasil ainda poderia chegar a 33% da sua matriz elétrica com outras fontes renováveis, criando grande potencial econômico, social e ambiental para o país.

No entanto, de acordo com o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, é insuficiente o estabelecimento da meta para que a matriz energética do país seja composta por 28% a 33% de fontes alternativas renováveis. “O anúncio não cria um cenário muito diferente do atual. Para o Brasil é pouco, pois basicamente mantém o que temos hoje de 28,6%”, disse ele.

Nahur criticou a promessa do governo brasileiro, de acabar com o desmatamento ilegal até 2030. “Acabar com desmatamento ilegal é uma obrigação, e precisamos fazer isso o mais cedo possível com instrumentos efetivos de regularização fundiária e alternativas econômicas florestais”, ressaltou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário