one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Confira lista de softwares livres que podem ser usados na produção musical

Criado em 09/07/15 19h06 e atualizado em 10/07/15 11h33
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Pessoas que gostam de música, como hobby ou atividade profissional, têm no software livre uma oportunidade para fazer suas produções de forma gratuita e com qualidade. O cantor e guitarrista Lucas Zawacki, da banda Morticia, é um dos adeptos dos programas de código aberto para gravação e tratamento de composições. “As ferramentas para tratamento de áudio, gravação e composição livres são de muita qualidade, e a grande vantagem é que no Brasil elas podem ser obtidas de forma gratuita”, explica Zawacki, que também é desenvolvedor.

O músico está participando do 16º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), em Porto Alegre, a apresentou em uma palestra alguns dos softwares livres que podem ser usados por quem busca fazer produções musicais com este tipo de ferramentas. Confira abaixo alguns deles:

Audacity

Rápido para fazer gravações, pode também ser usado para editar clipes de áudio de forma fácil e intuitiva;

Jack

Software que faz roteamento modular de áudio com baixa latência, escreve, lê e redireciona notas midi de softwares e hardwares e sincroniza o BPM de diferentes aplicações;

Para guitarristas

Entre as ferramentas disponíveis estão Guitarix, Rakarrack, gx_tuner e TuxGuitar;

Sintetizadores

ZynAddSubFX, Bristol, QSynth e outros synths estão à disposição dos usuários;

Estações de trabalho de áudio digital

Programas que podem desempenhar bem essa função são Rosegarden, Muse, Qtractor e Ardour. Este último tem as funcionalidades de gravação e importação de áudio, gravação e reprodução de midi, suporte a plugins e está em desenvolvimento ativo, com atualizações frequentes;

A utilização dos softwares livres na produção musical é, frequentemente, fácil por ser intuitiva. No entanto, Lucas Zawacki lembra que muitos dos softwares podem estar em fase inicial de desenvolvimento e, por isso, ter alguns problemas de interface e configuração. Para tentar compartilhar as experiências e sanar dúvidas de forma coletiva, ele está criando a plataforma Músicos Livres, onde os interessados no tema podem acessar tutoriais e fazer contato com quem faz trabalhos parecidos. Segundo ele, a ideia é criar “uma comunidade de pessoas que fazem música com software livre para que as ferramentas possam ir melhorando e o uso aumentando”.

Quem se interessar pelo projeto, mostrar suas composições e colaborar com outros músicos pode se cadastrar no site musica-livre.xyz.

 

*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário