one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fotos Públicas

Compartilhar:

Detectados mais de 440 mil novos programas malware para Android em 2015

Criado em 07/07/15 10h05 e atualizado em 07/07/15 11h58
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Mais de 440 mil novos programas malware (maliciosos) para Android foram descobertos no primeiro trimestre de 2015, 21% a mais que em 2014, com cerca de 5 mil novas amostras de malware detectadas diariamente, segundo dados divulgados hoje (7) no último relatório trimestral sobre segurança na Internet do G Data Software AG, no qual incluem ainda as possíveis tendências para o resto do ano.

Em média, é registado pelos especialistas um novo código malicioso a cada 18 segundos, sendo que mais de metade estão projetados para roubar dinheiro. Os cibercriminosos estão adaptando as suas ameaças a uma nova era de compras e operações financeiras, feitas a partir de dispositivos móveis, noticia a agência espanhola EFE.

Segundo o G Data, mais de 50% do malware para Android, o sistema operacional do Google, tem uma motivação estritamente econômica.

Os cibercriminosos aproveitam ainda as subscrições online a serviços de chamadas ou SMS Premium para fazerem chantagens por meio de ransomware, um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infetado e que cobra um valor de “resgate” para que esse acesso possa ser restabelecido, e para interceptarem dados durante processos de transferência de dinheiro.

O G Data prevê, para o resto deste ano, que o número de novas ameaças “crescerá significativamente”.

Segundo o relatório, a indústria do cibercrime pretende colocar em circulação malware especificamente projetado para atacar o Android, devido ao seu crescimento exponencial e à sua consolidação como sistema operacional predominante.

Com o fenômeno crescente de conexão entre tudo, qualquer dispositivo inteligente estará suscetível de ser atacado, sejam carros, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, relógios ou outros. Os investigadores deparam-se todos os dias com mais falhas de segurança nestes novos aparelhos e equipamentos conectados.

Em muitos casos, estes dispositivos são controlados com smartphones e tablets e, além de serem vítimas de ataques, também são suscetíveis de ser utilizados como vetor de infeção desses outros dispositivos hiper conectados, segundo os especialistas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário