one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Fisl chega à 16ª edição e passa a focar incentivo da produção nacional de software livre

Criado em 08/07/15 22h25 e atualizado em 09/07/15 19h41
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

Foram mais de 15 anos dedicados à construção de um ambiente propício ao debate, à difusão, à disseminação e ao desenvolvimento de softwares livres. A criação desse “ecossistema”, como denomina Sady Jacques, foi o que permitiu a chegada de um novo patamar para o 16º Fórum Internacional Software Livre (Fisl), que a partir dessa edição direciona seus esforços para pensar, debater e dar visibilidade à Cadeia Produtiva Nacional de Software Livre.

 

Jacques, organizador do Fisl, contou na cerimônia oficial de abertura, realizada nesta noite (8) em Porto Alegre, que o crescente uso de softwares livres pela maioria das empresas e também pelas diversas instituições governamentais no país sinalizou o momento oportuno de se pensar seriamente o software livre como uma cadeia produtiva nacional. “Ou seja, como uma estrutura complexa que produz, desenvolve e o utiliza como geração de trabalho e renda, como fomento de desenvolvimento econômico a partir do modelo de negócio que é intrínseco do software livre, baseado em colaboração e compartilhamento”, detalha.

 

O Brasil é um dos países mais expressivos em número de usuários de softwares livres, mas ainda fica atrás em termos de produção de tecnologias livres. Ampliar as oportunidades e fortalecer a produção nacional estão no horizonte da ideia do Fisl. “Perdemos diariamente muitos profissionais brasileiros para multinacionais”, queixou-se Ricardo Bimbo, representante do OpenSuse, um sistema operacional livre baseado no Linux.

 

O presidente do Serpro Marcos Mazoni elogiou a iniciativa e o histórico do evento, que foi palco para o lançamento das bases do Marco Civil da Internet no Brasil. “Além da tecnologia, o Fisl promove o debate sobre liberdade e sobre estratégia de desenvolvimento do país”, disse.

Porto Alegre é referência

Durante a abertura do 16º Fisl, o prefeito de Porto Alegre José Fortunati elogiou a capacidade do Fórum de se reinventar com um protagonismo propositivo. Entusiasta do movimento de software livre, Fortunati exibiu um inventário das tecnologias livres utilizadas pelo município, que é referência mundial em software livre.

Foi assinado também durante o evento um termo de cooperação da Prefeitura com a Telebras, o qual visa ampliar a oferta de banda larga para a maior quantidade de áreas possíveis dentro do município e com o compromisso do uso de software livres. Fortunati disse que o uso dessas tecnologias dão mais segurança e confiança em relação à informação. “Com elas, o proprietário dos dados é a população, o contribuinte, não os servidores”. Jeferson de Oliveira, representante do Ministério das Comunicações afirmou que “o software livre nos dá autonomia, liberdade para discussão franca e sem amarras”.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário