one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Inovação é destaque da incubadora de base tecnológica, diz técnica da UFRJ

Criado em 25/07/15 15h27 e atualizado em 25/07/15 15h48
Por Alana Gandra Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

De acordo com a Universidade Federal de Pelotas(UFPel), situada no Rio Grande do Sul, a incubadora de base tecnológica “é um ambiente formado para abrigar empresas cujos processos, produtos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas básicas ou aplicadas nos quais a ciência e a tecnologia geram inovação e representam valor agregado”.

A incubadora tem como foco a criação de empresas com base no conhecimento tecnológico adquirido em centros e grupos de pesquisa da universidade, confirmou à Agência Brasil a gerente da Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Lucimar Dantas. A atuação da incubadora da Coppe-UFRJ está focada principalmente nas áreas de petróleo e gás, energia, meio ambiente, biologia e tecnologia da informação (TI).

Diferentemente de outras instituições que têm a etapa de pré-incubação, mais voltada à elaboração  e desenvolvimento da ideia do negócio que vai ser residente, a incubadora da Coppe já começa na fase de incubação, onde vai oferecer infraestrutura física (salas para instalação das empresas, internet, telefonia, entre outros serviços) e mais um pacote para o desenvolvimento do negócio.

O típico empresário de uma empresa nascente incubada é um aluno recém-saído da universidade. “É alguém que conhece muito da tecnologia, mas tem uma fragilidade grande na área de negócio”. Por isso, o pacote de desenvolvimento do negócio prepara o empreendedor para lidar com outras variáveis que não apenas a tecnologia. Esse pacote é composto por assessorias individuais, treinamento, capacitação e acompanhamento pela equipe da incubadora. Questões jurídica e contábil, finanças, 'marketing' integram a gestão da empresa, que é acompanhada pela coordenação da incubadora.

As incubadoras convivem com empresas que estão nascendo. “Elas estão aqui para decolar”, ressaltou Lucimar Dantas. Ao chegarem a uma incubadora, as companhias emergentes estão ávidas por orientação. No primeiro ano, há um reforço na formação do empreendedor, treinamento, modelagem do negócio. A partir do segundo ano, começa um desenvolvimento mais comercial, com a chegada ao mercado, que “é muito dura para uma empresa inovadora”. Na reta final, ocorre uma aceleração comercial “pra valer”, salientou a gerente da incubadora da Coppe-UFRJ.

O ciclo regular de incubação são três anos, prorrogáveis por mais dois. Mas não necessariamente a empresa incubada tem que cumprir esse prazo de cinco anos, observou Lucimar.

“Ela pode sair antes. Não é o mais comum, mas é possível”. O tempo de incubação tem a ver com a natureza do negócio. Empresas com produtos, serviços ou processos com mais inovação e tecnologia necessitam de um maior tempo de maturação do que outros que desenvolvem negócios mais digitais, por exemplo, para os quais em três anos já dá para a empresa incubada mapear a viabilidade da ideia e “bater asas para voos maiores”, completou Lucimar.

Desde o primeiro mês de incubação, as empresas nascentes pagam uma taxa que dá direito à infraestrutura física e ao pacote de desenvolvimento do negócio. Dependendo do espaço ocupado, a taxa cobrada pelas incubadoras no país é variável. No caso da Incubadora de Empresas da Coppe-UFRJ, o valor médio mensal atinge R$ 1 mil. As salas onde as empresas são instaladas variam de 20 metros quadrados a até 120 metros quadrados. Nessas últimas, mais voltadas a empresas nascentes da área de petróleo e gás, os custos são maiores.

Primeira incubadora de base tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Conectar viabiliza a operacionalização dos processos de pré-incubação, incubação e pós-incubação de empresas nascentes, envolvendo assessorias em gestão, comunicação visual e 'design', comunicação e infraestrutura.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário