one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Guilherme Almeida

Compartilhar:

Marco Civil da Internet deve ser exemplo para formulação de outras leis, diz sociólogo

Criado em 09/07/15 18h58 e atualizado em 14/07/15 17h39
Por Portal EBC

Mais de 14 meses após sua aprovação, o Marco Civil da internet, que definiu regras para o uso do serviço no País, ainda precisa ser regulamentado em alguns pontos. Questões como a neutralidade da rede e a forma como provedores de acesso e sites guardarão registros de acesso foram discutidas recentemente em uma consula pública na internet, organizada pelo Ministério da Justiça, mas ainda não tiveram sua regulamentação decretada.

Ainda assim, segundo o sociólogo Fabrício Solagna, que participou de um painel sobre o assunto no 16º Fórum Internacional Software Livre (Fisl) nesta quinta (9), a forma como o marco foi discutido e transformado em lei, com a participação da sociedade civil, empresas e órgãos de investigação, deveria ser um exemplo para a formulação de legislações no país. Antes de ser apresentado com um projeto de lei à Câmara em 2011, o texto da legislação foi desenvolvido colaborativamente em um debate aberto por meio de um blog.

"A sociedade civil deve estar atenta e cobrar dos legisladores dizendo, 'olha, nós já aprendemos a fazer leis de forma colaborativa', para que não fique um vazio entre o que as pessoas esperam dos governantes e a falta de informação sobre que rola no Congresso", afirma. Para Solagna, essa forma de construção participativa da legislação poderia ser empregada na reforma política, por exemplo.

Assista à entrevista do Ponto Com Ponto Br transmitida pelo Periscope:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Um ano de Marco Civil - Entrevista via Periscope

Apesar da demora na regulamentação de alguns pontos, o sociólogo considera que o marco já está sendo aplicado efetivamente. Para Solagna, pelo menos agora as decisões judiciais relativas à internet têm no que se basear. "O Marco Civil tem contribuído para que não tenhamos decisões desconexas no país", comenta.

Ouça na íntegra o áudio da entrevista concedida ao programa Ponto Com Ponto Br durante a Fisl:

 

Creative Commons - CC BY 3.0 - entrevista Fabrício Solagna - Fisl16

 

*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário