one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasileiros ajudam Nasa na descoberta de lua em Plutão

Imagem:

Compartilhar:

Plutão é um planeta ou um planeta-anão? Descubra

Criado em 11/07/15 18h58 e atualizado em 14/07/15 14h01
Por Edgard Matsuki Edição:Leyberson Pedrosa e Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

A chegada da sonda New Horizons à órbita de Plutão levantou uma questão: Plutão é um planeta? A resposta é não. Apesar de alguns pesquisadores terem levantado no ano de 2014 a possibilidade de Plutão voltar a ser considerado um planeta, os estudiosos consideram, desde 2006, que ele é um planeta-anão. A decisão foi tomada no dia 24 de agosto daquele ano pela União Astronômica Internacional (UAI).

 

De acordo com o pesquisador Julio Camargo, do Observatório Nacional, há três requisitos para um corpo ser considerado um planeta: “O corpo tem que ser esférico (porque isso denota o volume e equilíbrio hidrostático), girar em torno Sol e tem que ser senhor de sua órbita (não entrar na rotação de outro planeta)”. Plutão não preenche o último requisito.

 

Os pesquisadores são claros ao dizer que as informações da New Horizons não devem mudar a condição de Plutão: “O que fazia Plutão ser um planeta era justamente a falta de informações sobre o assunto. Com as informações da missão, o posto de planeta-anão deve se reforçar”, diz o professor Ivan Soares, da Universidade de Brasília.

 

O engenheiro aeroespacial italiano Steffano Scutti acredita que o debate se deve também ao senso comum de que Plutão é planeta. “Eu acho que este debate ainda é muito popular, porque a humanidade se acostumou a chamá-lo de o nono planeta do Sistema Solar há mais de 7 anos após a sua descoberta. Tanto que o astrônomo que descobriu Plutão quer devolver o status de planeta”. Apesar disso, Scutti também acredita que a condição do planeta não mudará: “Nem o fascínio com essa missão vai mudar a condição de Plutão”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário