Brasileiros ajudam Nasa na descoberta de lua em Plutão

Plutão é um planeta ou um planeta-anão? Descubra

Criado em 11/07/15 18h58 e atualizado em 14/07/15 14h01
Por Edgard Matsuki Edição:Leyberson Pedrosa e Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

A chegada da sonda New Horizons à órbita de Plutão levantou uma questão: Plutão é um planeta? A resposta é não. Apesar de alguns pesquisadores terem levantado no ano de 2014 a possibilidade de Plutão voltar a ser considerado um planeta, os estudiosos consideram, desde 2006, que ele é um planeta-anão. A decisão foi tomada no dia 24 de agosto daquele ano pela União Astronômica Internacional (UAI).

De acordo com o pesquisador Julio Camargo, do Observatório Nacional, há três requisitos para um corpo ser considerado um planeta: “O corpo tem que ser esférico (porque isso denota o volume e equilíbrio hidrostático), girar em torno Sol e tem que ser senhor de sua órbita (não entrar na rotação de outro planeta)”. Plutão não preenche o último requisito.

Os pesquisadores são claros ao dizer que as informações da New Horizons não devem mudar a condição de Plutão: “O que fazia Plutão ser um planeta era justamente a falta de informações sobre o assunto. Com as informações da missão, o posto de planeta-anão deve se reforçar”, diz o professor Ivan Soares, da Universidade de Brasília.

O engenheiro aeroespacial italiano Steffano Scutti acredita que o debate se deve também ao senso comum de que Plutão é planeta. “Eu acho que este debate ainda é muito popular, porque a humanidade se acostumou a chamá-lo de o nono planeta do Sistema Solar há mais de 7 anos após a sua descoberta. Tanto que o astrônomo que descobriu Plutão quer devolver o status de planeta”. Apesar disso, Scutti também acredita que a condição do planeta não mudará: “Nem o fascínio com essa missão vai mudar a condição de Plutão”.