one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Privacidade na rede: conheça ferramentas para se proteger

Criado em 10/07/15 19h29 e atualizado em 10/07/15 20h36
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

Toda ação gera uma reação. Na internet, podemos facilmente aplicar a máxima da terceira lei de Newton no que se refere ao comportamento dos usuários e seu relacionamento com os mais variados sites e redes sociais. O acesso a determinada página ou o clique em um simples link, por exemplo, deixam rastros e geram dados que podem ser coletados pelas mais variadas corporações ao redor do mundo. 

Preocupados com a privacidade na rede e a vigilância em massa exercida por gigantes do mercado digital, os pesquisadores e ativistas Joana Varon, Lucas Teixeira e Fernanda Shirakawa criaram o movimento Antivigilância.org, uma rede que visa promover discussões e conscientizar a população, por meio de oficinas, sobre como navegar de forma mais segura e com o máximo controle possível sobre seus dados. “Muitas redes e sites são gratuitos, mas, na verdade, o custo está nas nossas informações”, observou Fernanda durante a oficina realizada no 16º Fórum Internacional Software Livre (Fisl 16). 

“Na era digital qualquer passo que a gente dá acaba sendo registrado em forma de dados e metadados, que são dados sobre os dados, e toda essa informação está sendo agregada, compilada e analisada, seja por empresas ou por estados, que podem utilizá-la contra nós e contra direitos fundamentais”, disse a pesquisadora Joana. Os dados coletados na rede servem para traçar um perfil do usuário, com seus hábitos, preferências e informações pessoais, e podem servir para o direcionamento de anúncios publicitários e outros interesses. 

Assista à entrevista com os participantes do Antivigilância realizada no Periscope

Para os ativistas, ferramentas e, principalmente, a adoção de uma postura mais cautelosa são fundamentais para a segurança e a privacidade no mundo digital. Eles também apontam a necessidade de uma legislação sobre o tema. O Ministério da Justiça encerrou no último dia 5 de julho uma consulta pública sobre o anteprojeto de lei de proteção de dados pessoais. “É importante que esse projeto seja encaminhado do Executivo para o Legislativo para que o Brasil continue evoluindo. É um texto bom e atende os padrões europeus de proteção da privacidade, que são uma referência”, avaliou Joana. 

Conheça ferramentas para se proteger

Os ativistas do Antivigilância apresentaram alguns plugins e ferramentas que auxiliam a identificar e bloquear o rastreamento e a coleta de dados por cookies na internet. Fernanda, no entanto, ressalta que “são ferramentas para ajudar, mas o que assegura mesmo é o comportamento do usuário”.

O programador Lucas Teixeira destaca que é importante usar softwares livres. “As ferramentas livres têm o código-fonte aberto e tendem a não monitorar seus usuários”, disse. Ele explica que as linhas de funcionamento desses programas são visíveis e se houver aplicações indesejadas ou danosas é possível fazer modificações. Os participantes do movimento também recomendam a leitura do Tem Boi na Linha?, um guia prático de combate à vigilância na internet. Conheça as ferramentas:

- Trackography: apresenta as conexões indesejadas que o acesso a determinados veículos de notícia traz. No Brasil, foram analisados 10 sites noticiosos.

- Immersion: analisa metadados do e-mail do usuário e fornece um panorama da dimensão que essas informações têm. A partir da análise, mostra um histórico das conexões pessoais e profissionais.

- Lightbeam: extensão do Firefox que identifica e apresenta todas as conexões indesejadas dos sites acessados pelo usuário. Por exemplo: você acessa um site x e seus dados são coletados também pelos sites y e w.

- Unblock.org: extensão para instalar em navegadores que bloqueia propagandas e anúncios indesejados

- Privacy Badger: extensão para navegadores que desconecta e bloqueia scripts de terceiros

- Account Killer: deleta contas pessoais de diversos serviços e redes que um dia você já usou e que ainda guardam seus dados.

- Tor: navegador de software livre que mantém o anonimato ao se usar a internet, protegendo a privacidade. 


*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário