one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem defenderam hoje (17) a concessão de asilo político ao norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem mantido pelo governo do seu país

Imagem:

Compartilhar:

Participantes do FISL defendem que humanidade "deve muito a Snowden"

Criado em 08/07/15 17h49 e atualizado em 09/07/15 14h13
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

Em 2013, as revelações de Edward Snowden sobre a estratégia de espionagem cibernética dos Estados Unidos movimentaram o cenário internacional e colocaram em evidência uma questão crucial tanto para governos e empresas quanto para cidadãos: a segurança da informação. O debate, que já acontecia há tempos na comunidade de software livre, foi amplificado e fortaleceu o movimento. Tanto que, dois anos após o episódio, continua presente em várias atividades do 16º Fórum Mundial de Software Livre (Fisl), realizado nesta semana em Porto Alegre, assim como em outros eventos do gênero.

Segundo o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, com a denúncia do ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA), a segurança dos dados passou a ser vista como mais importante do que se ter uma funcionalidade em um software. “Isso potencializou o que é mais robusto no software livre, que é a segurança”, avalia.

Para Ricardo Fritsch, coordenador financeiro da Associação de Software Livre.Org, “toda a humanidade deve muito ao Snowden, principalmente porque ele conseguiu dar a visibilidade que boa parte dos ativistas de softwares livres e especialistas em segurança nos falavam há dez ou quinze anos: que estamos sendo espionados e espionados de forma covarde”.

 

Mazoni conta que um conjunto de soluções foi implementado na Presidência da República e em vários órgãos do governo em busca de maior segurança de dados. “Temos hoje uma rede que está baseada exclusivamente na infraestrutura do Serpro e da Telebras. E os softwares que estão sendo implementados são todos de código aberto”, relata.

 

A Presidência passou a utilizar o Expresso V3, um software livre que fornece o serviço de correio eletrônico, em dezembro de 2013, pouco depois das revelações de Snowden, a fim de garantir a integridade e a inviolabilidade das informações do governo. “Quem usa Outlook está pedindo para ser espionado”, destaca Fritsch sobre o correio eletrônico do governo adotado antigamente.

O software livre, para ativistas do movimento, pode ser a grande arma na constante e interminável luta pela segurança da informação. Mas os mecanismos de proteção dos dados na rede precisam ser aperfeiçoados constantemente. O presidente do Serpro ressalta as melhorias implementadas recentemente nos órgãos governamentais, mas pondera que “no mundo da tecnologia, tem que continuar sempre avançando, porque novas possibilidades vão sendo criadas”.

 


*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário