one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


celular e computador

Imagem:

Compartilhar:

Você utiliza mais software livre do que imagina: conheça 11 programas e serviços

Criado em 10/07/15 17h43 e atualizado em 10/07/15 18h23
Por Davi de Castro Edição:Anderson Falcão Fonte:Portal EBC

Os softwares livres estão mais presentes no nosso cotidiano do que muitas vezes podemos nos dar conta. Desde uma compra em supermercados até a declaração do imposto de renda, por exemplo, podem envolver o universo de programas de código aberto que permitem modificações e adaptações. Abaixo listamos alguns serviços e aplicações que são softwares livres ou os têm como base e sobre os quais provavelmente você já ouviu falar:


Android

Um dos mais famosos é o sistema operacional móvel do Google, o Android, que é baseado no Linux. A plataforma é a mais usada em smartphones em todo o mundo. Segundo pesquisa do Nielsen Ibope de 2014, o software já está presente em 91,6% dos aparelhos móveis inteligentes do Brasil.

Firefox

É um dos navegadores mais utilizados pelos usuários de internet. Segundo dados da Net Applications de 2014, o browser de código livre detém cerca de 14% do mercado. Foi responsável por popularizar a navegação por abas.

Terminais eletrônicos

Os programas instalados na maioria dos terminais de caixa de supermercados e grandes redes de varejo são adaptações de softwares livres, conta o coordenador da Associação de Software Livre.Org Ricardo Fritsch. Caixas eletrônicos de bancos como o Banrisul, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil também são feitos a partir dos programas de código aberto.

LibreOffice e Open Office

São pacotes de programas de software livre e gratuito com funcionalidade semelhante ao Pacote Office, da Microsoft. Possuem ferramentas de edição de texto, criação de planilhas, apresentação de slides, manipulação de banco de dados, entre outros.

GIMP

Similar ao Photoshop, o GIMP é um programa de código aberto que oferece ferramentas para criação e edição de imagens.

Audacity

Quem alguma vez já precisou editar, gravar ou exportar e importar arquivos de áudio provavelmente já ouviu falar ou usou o Audacity. O programa é gratuito epossui uma variedade de recursos e efeitos.

VLC

O VLC é um reprodutor de mídia gratuito disponível para vários sistemas operacionais. Com uma interface simples e de fácil utilização, suporta diversos formatos de áudio e vídeo e possui uma série de recursos.

Declaração do Imposto de Renda

O programa da Receita Federal que anualmente milhões de brasileiros utilizam para fazer a declaração do Imposto de Renda tem por base o software livre. A aplicação foi elogiada pela comunidade de Software Livre, que acredita que o código aberto garante transparência e segurança dos dados do cidadão.

Correio Eletrônico

Expresso Livre e Zimbra são dois exemplos de softwares livres para troca de mensagens eletrônicas. Vários órgãos governamentais e empresas utilizam esses serviços.

Apache

É o mais bem-sucedido servidor web livre que existe. Ele disponibiliza páginas e todos os recursos necessários para navegação na internet, como troca de mensagens e compras on-line, por exemplo. Pesquisa de 2011 da Netcraft apontou que o Apache servia cerca de 54,68% de todos os sites disponíveis na web.

Popcorn Time

Serviço gratuito de streaming de filmes e séries, o Popcorn Time é um dos concorrentes de empresas como a Netflix, Net, entre outras. O programa é um cliente BitTorrent (protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads de arquivos) em plataforma livre e de código aberto.



*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário