one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Estudantes podem indicar objeto astronômico para ser observado com Soar

Criado em 18/08/15 21h10 e atualizado em 18/08/15 21h39
Por Portal EBC*

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem escolher um objeto astronômico que será observado e fotografado pelo telescópio Southern Astrophysical Research Telescope (Soar), no Chile. Trata-se do Concurso de Astronomia para Estudantes, que está na terceira edição e as inscrições vão até 15 de outubro. Que objeto astronômico você gostaria de observar e até fotografar usando um supertelescópio? Esta é a pergunta que o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) está fazendo aos estudantes de todo o País.

O concurso premia os estudantes brasileiros autores das melhores propostas com uma imagem digital de alta resolução do objeto astronômico indicado, feita com o Telescópio Soar por astrônomos profissionais. Estudantes brasileiros do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar, baseando sua proposta no interesse científico e no apelo visual do objeto.

O concurso é dividido em duas categorias: uma para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e outra para os alunos do Ensino Médio. As inscrições podem ser individuais ou em dupla, sempre com o apoio de um professor. Cada estudante deverá apresentar somente uma proposta.

Os estudantes do Ensino Médio que vencerem o concurso farão uma visita às instalações do Telescópio Soar, localizado nas montanhas do Chile. A visita é organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Já os alunos do Ensino Fundamental vão visitar as instalações do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG), incluindo o Observatório Pico dos Dias. Além disso, as escolas dos alunos vencedores vão receber a visita de um astrônomo do LNA, que fará uma palestra sobre o Telescópio Soar e o objeto astronômico escolhido.

Na primeira edição, em 2013, o Concurso de Astronomia recebeu cerca de 100 inscrições. No ano seguinte, foram 500.

*Com informações do MCTI

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário