one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A cantora Elza Soares se apresentou no Festival Latinidades de 2014

Imagem:

Compartilhar:

Música gratuita na web é tema do programa | PcomBR | Ano 02 #19

Criado em 18/08/15 12h50 e atualizado em 24/08/15 18h46
Por Portal EBC

Hoje em dia, com a facilidade cada vez maior de difusão de música pela web, a venda de discos deixou de ser uma fonte significativa de renda para os artistas, que cada vez mais passam a disponibilizar suas gravações para download grauito. O Ponto Com Ponto Br desta segunda (17) é dedicado à música na web, e conversou com bandas que oferecem seus álbuns para download como forma de aproximação com o público. O programa teve também o último lançamento da cantora Elza Soares, que pela primeira vez em sua carreira está lançando um disco só de canções inéditas.

 

7'56" Léo Moraes, da Valsa Binária, fala sobre as vantagens do download gratuito

O primeira bate-papo com Léo Moraes, vocalista e guitarrista da banda Valsa Binária, que acaba de lançar seu segundo álbum, "10". Segundo Léo, os serviços de downloads pagos ainda são um pouco caros para os fãs e não oferecem um retorno significativo para a banda. "A gente prefere que as pessoas ouçam, compartilhem... é uma forma da música circular de forma mais livre", comenta. A democratização é outra vantagem apontada por Léo. "Antesvocê tinha poucos artistas que falavam pra muita gente. Hoje temos muitos artistas que falam pra menos gente, mas conseguem atingir pessoas no mundo inteiro", complementa. A banda lançou o disco também em CD, mas para diferenciar o produto, usou a estratégia de fazer cada mil capas diferentes para cada uma das mil unidades lançadas.

25'01" O produtor musical Marcos Xi fala sobre como a internet pode impulsionar a carreira de um músico

Marcos é editor-chefe do site RockinPress e recentemente lançou a Cultiva, assessoria especializada na profissionalização de músicos independentes. O produtor diz que há vários caminhos para divulgação da música na internet. "A grande questão é como se posicionar, como expor e fazer com que pessoas e produtores cheguem facilmente ao seu trabalho", diz. Fotos de divulgação de qualidade e um bom release são outros bons pontos de partida. Segundo Marcos, apesar de os valores pagos por serviços de streaming ainda serem um pouco baixos, ainda valem a pena para a divulgação de artistas. "Deezer, Napster e Spotify são bons veículos, mas o Youtube ainda é a rede mais visível e acessada", aconselha.

 

Músicas do programa (disponíveis para download)

2'46" Valsa Binária - Esquina - 10

15'25" Valsa Binária - Melhor que Sou - 10

20'34" Gentileza - Casa - Nem Vamos Tocar Nesse Assunto

35'24" Sarina - O Ouro

41'00" Elza Soares - Maria da Vila Matilde - A Mulher do Fim do Mundo

44'43" Tulipa Ruiz - Proporcional

50'46" Marcelo Jeneci - Felicidade

<i>Ouça o programa na íntegra:</i>

Creative Commons - CC BY 3.0 - ponto com ponto br 17 de agosto (2)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário