one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Orelhão na avenida Paulista, em São Paulo - orelhões

Imagem: Gustavo Gomes/Portal EBC

Compartilhar:

Você ainda usa os orelhões? | PComBR | Ano 02 #21

Criado em 31/08/15 18h19 e atualizado em 15/09/15 19h09
Por Portal EBC

Você ainda usa os telefones públicos, os chamados orelhões? Na semana passada, a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) anunciou o desligamento de 538 mil dos atuais 950 mil orelhões em atividade no país. A proposta ainda está sendo avaliada. Mas qual foi o critério para essa escolha? Como isso vai afetar a vida dos brasileiros país afora? O Ponto Com Ponto Br desta segunda-feira (31) conversou com Sávio Bessa, técnico da Anatel, para responder a essas e a outras perguntas. Também tem entrevistas com Maria Inês Dolci, da Proteste, e com a jornalista Beth Begonha, da Rádio Nacional da Amazônia.

O programa ainda ligou para alguns orelhões ao redor do país para ver o que a população tem a dizer.

12´08" Sávio Bessa fala sobre a desativação de 538 mil orelhões

Segundo Bessa, desde 2013 a Anatel vem estudando a situação da telefonia fixa e reavaliando as demandas da sociedade em termos de comunicação. "Chegamos a conclusão que, em média, 60% dos orelhões fazem ou recebem duas chamadas por dia", explica. "Viu-se aí uma oportunidade de se reduzir a quantidade de orelhões e reverter esses recursos para manutenção para outras obrigações, como estrutura de banda larga para telefonia fixa", conclui. Mas a proposta ainda não é definitiva - deve ser analisada até 31 de dezembro.

33'40" Maria Inês Dolci, da Associação de Defesa do Consumidor (Proteste), fala sobre a proposta de desligamento dos orelhões

Assim que a medida foi anunciada, a Proteste se posicionou contra a decisão. "Pela legislação, as telefônicas são obrigadas a manter um telefone público para cada mil habitantes - ou seja, 869 mil aparelhos em funcionamento", comenta. "Geralmente, em centros menores eles fazem muita falta", defende.

42'08" A jornalista Beth Begonha fala do alcance dos orelhões na região amazônica

A jornalista é apresentadora do programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia, que chega a muitos lugares na floresta. "Os orelhões são extremamente necessários. O que aconteceu é que as ligações de fixo para celular se tornaram incrivelmente caras; sai mais barato comprar um chip para celular", opina. A jornalista lembra que os telefones são muito úteis para acesso a números de serviços governamentais, como o 190 e o 156.

 

Músicas do programa

8'25" Pequena Morte - Cavalgadinha

24'12" Saulo Duarte e a Unidade - Me Dei Conta

30'39" Nação Zumbi - Cicatriz

38'44" Aláfia - Salve Geral

51'22" Phill Veras - Taquicardia

 

 

 

Ouça o programana íntegra:

ponto com ponto br - 31 de agosto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário