Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Carcaça de peixe é usada para enriquecer alimentos com baixo teor de proteína

Criado em 09/09/15 17h38 e atualizado em 09/09/15 17h42
Por INPA

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está usando carcaças de pirarucu para enriquecer alimentos com baixo teor de proteína. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), transforma as carcaças do peixe numa substância líquida que pode ajudar também na produção de alimentos para pessoas alérgicas à proteína do leite. O pedido de patente já foi feito ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o pesquisador Rogerio Souza de Jesus, do Inpa, a produção de hidrolisado proteico de pescado é uma alternativa para o aproveitamento dos resíduos sólidos da indústria pesqueira. 

"Esses resíduos são uma matéria-prima de alta qualidade biológica, gerando produtos que podem atingir um conteúdo proteico de até 90%, com propriedades funcionais das proteínas do pescado intensificadas", disse o pesquisador.

Segundo ele, os produtos podem ser empregados como ingredientes alimentares em suplementos de cereais, produtos de panificação, sopas e alimentos para crianças.

Aproveitamento

A carcaça é um resíduo pouco aproveitado após a retirada das mantas (filés) dos peixes, mas contém uma quantidade de carne que pode ser usada na preparação de produtos de pescado. Por ser um peixe grande e pela sua crescente comercialização, o beneficiamento do pirarucu gera muitos resíduos como, por exemplo, cabeça, vísceras, nadadeiras, escamas e couro, os quais podem ser reaproveitados como subprodutos a fim de agregar valor à produção e proporcionar novos produtos provenientes de pescado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário