one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Carcaça de peixe é usada para enriquecer alimentos com baixo teor de proteína

Criado em 09/09/15 17h38 e atualizado em 09/09/15 17h42
Por INPA

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está usando carcaças de pirarucu para enriquecer alimentos com baixo teor de proteína. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), transforma as carcaças do peixe numa substância líquida que pode ajudar também na produção de alimentos para pessoas alérgicas à proteína do leite. O pedido de patente já foi feito ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o pesquisador Rogerio Souza de Jesus, do Inpa, a produção de hidrolisado proteico de pescado é uma alternativa para o aproveitamento dos resíduos sólidos da indústria pesqueira. 

"Esses resíduos são uma matéria-prima de alta qualidade biológica, gerando produtos que podem atingir um conteúdo proteico de até 90%, com propriedades funcionais das proteínas do pescado intensificadas", disse o pesquisador.

Segundo ele, os produtos podem ser empregados como ingredientes alimentares em suplementos de cereais, produtos de panificação, sopas e alimentos para crianças.

Aproveitamento

A carcaça é um resíduo pouco aproveitado após a retirada das mantas (filés) dos peixes, mas contém uma quantidade de carne que pode ser usada na preparação de produtos de pescado. Por ser um peixe grande e pela sua crescente comercialização, o beneficiamento do pirarucu gera muitos resíduos como, por exemplo, cabeça, vísceras, nadadeiras, escamas e couro, os quais podem ser reaproveitados como subprodutos a fim de agregar valor à produção e proporcionar novos produtos provenientes de pescado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário