Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Renato Araújo/Agência Brasília

Compartilhar:

Aplicativo ajuda na recuperação e identificação de bicicletas roubadas

Criado em 15/10/15 14h45 e atualizado em 15/10/15 14h57
Por Revista Brasília- Rádio Nacional de Brasília Fonte:EBC Rádios

Um aplicativo de celular tem ajudado ciclistas e autoridades policias na identificação e recuperação de bicicletas roubadas. O Bike Registrada foi criado por um grupo de ciclistas que viu a dificuldade de ter seu bem de volta, após um roubo.
 
Por meio da ferramenta é possível incluir dados do ciclista e da bicicleta, número de série no quadro, em um cadastro nacional, que permite ainda informar o roubo do veículo.
 
No Distrito Federal (DF), a Polícia Militar (PM) usa o aplicativo para checar a origem de bicicletas encontradas com suspeitos, bem como, identificar o verdadeiro proprietário.
 
Michello Bueno, capitão da Polícia Militar do DF, lembra que antes do aplicativo, quando a polícia suspeitava da procedência de uma bicicleta, era necessário levar o objeto e o suspeito a uma delegacia de polícia, para verificar se ela era roubada ou não, o que, segundo ele, levava muito tempo e burocracia. De acordo com o capitão, só este mês já foram recuperadas mais de 100 bicicletas.
 
Saiba mais sobre o assunto no player abaixo:

Aplicativo ajuda na recuperação e identificação de bicicletas roubadas

Atualmente, a polícia consegue checar as informações tanto fazendo a leitura do selo de segurança - um adesivo com QR CODE pode ser lido no celular ou apenas colocando o número de série, uma espécie de chassi da bicicleta, que o usuário deve informar ao se cadastrar no aplicativo. Segundo o policial, no caso de o número do chassi da bicicleta estar raspado ou adulterado, a pessoa que está com a bicicleta é detida imediatamente e conduzida a uma delegacia para averiguação.
 
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em qualquer smartphone. Para baixar entre na página do Bike Registrada.

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade