one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisa clínica e epidemiológica no laboratório

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Espanha lançam programa de apoio a empresas de inovação

Criado em 01/10/15 22h00 e atualizado em 01/10/15 22h44
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Empresas brasileiras e espanholas, que atuam na área de inovação tecnológica, vão ter o apoio de um programa lançado hoje (1º) pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O edital faz parte de um acordo de cooperação firmado em 1996 entre a Finep e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do governo espanhol. O edital será lançado oficialmente em Madri, no próximo dia 14.

Nesta quinta-feira, foram apresentados os detalhes do edital, durante encontro que reuniu potenciais empresas parceiras dos dois países dos setores aeroespacial, petróleo e gás, energia, meio ambiente e tecnologia da informação, sendo 21 espanholas e 11 brasileiras, o que “já sinaliza possibilidades concretas de parcerias que serão exploradas no âmbito do edital”, disse à Agência Brasil o presidente da Finep, Luís Fernandes.

O edital objetiva o desenvolvimento de projetos das empresas dos dois países para impulsionar a inovação de seus produtos, objetivando o mercado mundial, e está aberto a projetos de todos os setores de atividades econômicas e qualquer tecnologia de base, informou a Finep.

Os projetos apresentados deverão ter, no mínimo, uma empresa de cada país. As propostas poderão ser enviadas até o dia 31 de dezembro. A partir daí, em um processo que se estenderá até junho de 2016, ocorrerá a seleção dos projetos que, no caso da Finep, receberão crédito, dentro das linhas da política operacional da instituição, que variam de acordo com o grau de inovação do projeto apresentado. Não há uma linha pré-determinada, disse Luís Fernandes. No lado espanhol, os projetos serão apoiados com crédito e subvenção econômica.

Uma vez selecionados, os projetos entram no processo de análise das agências de fomento à inovação do Brasil e da Espanha. No caso da Finep, eles entrarão no mecanismo Finep 30 dias, que reduziu o tempo médio de análise de pedidos de financiamento para empresas brasileiras.

“Em junho [de 2016], nós teremos a contabilidade final dos projetos que serão contemplados dos dois lados”, disse o presidente da Finep. O prazo para execução varia de acordo com o grau de inovação do projeto e a área de enquadramento. “Conforme o enquadramento, ele (projeto) tem tempos distintos de execução e também condições financeiras diferentes. Então, depende da natureza do projeto que for aprovado”. Haverá contrapartida para as empresas, que varia de acordo com o enquadramento do projeto de inovação. A participação mínima é estimada em 30% por empresa dos dois países.

Luís Fernandes quer reeditar o formato do edital com outros países, como a Inglaterra e Noruega, “operando até aqui com crédito”. Mais adiante, a ideia é reformatar o programa para que a Finep possa apoiar as empresas, no âmbito dessas parcerias, não só com crédito, mas com subvenção econômica, e também com apoio a projetos de parceria entre empresas e universidades. “Eles teriam acesso ao amplo leque de instrumentos da Finep e não apenas ao crédito”, disse.

Esse será, segundo ele, o próximo passo de desdobramento desses programas de apoio a parcerias empresariais para inovação. O presidente da Finep pretende que em junho do próximo ano, uma vez concluída a fase de recebimento de propostas, o programa possa ser relançado com um desenho que comporte uma gama mais ampla de empréstimos para projetos de inovação.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário