one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Whatsapp é vendido para o Facebook

Imagem:

Compartilhar:

Disputa entre os serviços de internet e os tradicionais é tema do PontoCom | PComBr | Ano 02 #24

Criado em 05/10/15 20h20
Por Portal EBC Fonte:Rádios EBC

O Ponto Com Ponto Br desta segunda-feira (5) discutiu os serviços de internet que estão disputando mercado com serviços tradicionais.O app WhatsApp é um dos exemplos. Ele substituiu os antigos SMS, e mais recentemente, até as ligações, ao possibilitar ligações e o envio de mensagens de áudio. As novidades tecnológicas têm agradado muita gente, mas alguns ramos, como as empresas de telefonia, não gostaram nada disso e já questionam a legalidade de alguns serviços, e se não seria necessário criar regras de regulação.
 
No campo do audiovisual, aplicativos recentes e o Netflix têm conquistado um espaço antes restrito às TVs por assinatura, com a vantagem de o espectador poder assistir aos programas que desejar na hora que quiser.  Sobre a polêmica, os apresentadores do programa conversaram com a advogada especialista em Direito Digital, Gisele Arantes, e com o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira, além de com o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel (SinditeleBrasil), Eduardo Levy.

11'30" Eduardo Levy, do SinditeleBrasil, fala sobre a concorrência entre telefônicas e o WhatsApp

Segundo Levy, a concorrência com aplicativos de comunicação que usam a rede de dados da telefonia é desigual, pois os programas não têm as mesmas obrigações das empresas telefônicas, como call center 24 horas e obrigatoriedade de prestação de um serviço de qualidade e sem interrupções. "O WhatsApp está tirando benefício sem ter um único empregado no Brasil, sem pagar impostos devidos, mas principalmente sem ter nenhuma obrigatoriedade de cobertura e qualidade", defende. "Se a população está satisfeita com isso, por que nós (as telefônicas) não podemos ter as mesmas condições?", questiona.

39'15" Carlos Thadeu de Oliveira, do Idec, fala sobre a competição entre serviços de internet e tradicionais

Segundo o gerente técnico do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o serviço do WhatsApp não pode ser considerado pirata ou ilegal. "É um serviço qualquer, que opera na rede mundial de computadores, e já temos uma regulamentação para isso, que é o Marco Civil da Internet, que estabelece a neutralidade da rede", afirma. Pelo princípio de neutralidade da rede, não pode haver distinção entre os serviços na internet por parte das provedoras de conexão.

53'11" Gisele Arantes, advogada especialista em direito digital, fala sobre o Netflix

 Segundo Gisele, não há irregularidades em serviços de vídeo sob demanda, como o Netflix. "São serviços diferentes, que não devem ser regulamentados pelo mesmo sistema que o de TV a cabo", opina.

 

Músicas do programa

4'32" Karina Buhr - Selvática

29'09" Pélico - Euforia

33'26" Lira - Memória

49'32" Karina Buhr - Picnic

59'57" Márcia Castro - 29 Beijos

 

 

ponto com ponto br - 05/10/215

Confira a íntegra do programa no player acima.
 
O Ponto Com Ponto Br vai ao ar todas às segundas-feiras, às 17h, na Rádio Nacional de Brasília em rede com a Rádio MEC FM.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário