one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


robótica móvel

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Livro "Robótica móvel" da USP é finalista no Prêmio Jabuti

Criado em 29/10/15 13h26 e atualizado em 29/10/15 13h33
Edição:Agência FAPESP

O livro Robótica móvel, organizado por Roseli Romero, Fernando Osório e Denis Wolf, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e por Edson Prestes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está entre os dez finalistas na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática da edição deste ano do Prêmio Jabuti.

Lançado pela editora LTC em outubro do ano passado, o livro apresenta, em 17 capítulos, um panorama sobre o estado da arte dessa área de pesquisa no Brasil e no exterior, com material de 35 autores de diferentes grupos de pesquisa existentes nas principais universidades brasileiras. “Queríamos divulgar o trabalho realizado por esses grupos. Por isso, abrimos uma chamada para o recebimento das propostas de capítulos e fizemos uma seleção a fim de manter um padrão de qualidade”, conta a professora Roseli Romero.

O ponto central do livro são os robôs móveis, como os veículos autônomos, robôs com pernas, robôs aéreos e submarinos. “A robótica móvel está a serviço do ser humano. Sua relevância pode ser mais bem compreendida quando pensamos nos robôs colocados para atuar em ambientes perigosos, evitando-se, assim, que a vida humana seja colocada em risco”, diz Roseli.

Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti recebeu este ano 2.573 inscrições em suas 27 categorias. As obras finalistas de cada categoria passam, agora, por uma segunda fase de avaliação. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada no dia 3 de dezembro no auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário